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4 passos para meditar – Melhores dicas

Nesse post, você vai descobrir os melhores passos para meditar de maneira efetiva, corrigindo erros e melhorando a prática diariamente.

Afinal, é comum que, ao começar o processo, muitos não consigam se concentrar, escolhem posições desconfortáveis e mais. o que pode prejudicar desde o primeiro segundo.

Então, não perca mais tempo, confira o passo-a-passo e algumas dicas de ouro agora mesmo!

1# Preparação é essencial

passos para meditar

Não é segredo que a meditação deve fazer parte da sua rotina, como mais uma atividade. Caso contrário, é natural que você não encontre tempo para praticar.

Dessa forma, o ideal é começar encontrando um espacinho na sua rotina, separando ao menos uma hora por dia para isso.

Além do mais, a recomendação é que você siga algumas orientações gerais para isso, como escolher um horário no qual não precise sair “correndo”.

Na preparação também se encaixam alguns outros passos, como:

  • Usar roupas leves e mais largas;
  • Escolher um lugar mais calmo e silencioso;
  • Deixar o celular de fora, preferencialmente desligado ou no silencioso;
  • Reserve ao menos uma hora para meditar todos os dias;
  • Se preferir, use um cronometro;
  • Escolha um local para se sentar que seja confortável, seja uma cadeira, almofada ou colchonete, etc.

2# Passos para meditar: postura e respiração

Você provavelmente já ouvir por aí que existem diversos tipos de meditação, sendo que cada um deles pode ter um foco.

Porém, para os iniciantes, a recomendação é escolher o básico para ter um momento tranquilo e efetivo.

Vale lembrar que a meditação é usada, principalmente, para reduzir o estresse, melhorar aspectos físicos e mentais e impactar na saúde emocional e profissional.

Em suma, tenha em mente que você não precisa começar seguindo um protocolo extenso.

Assim, você deve apoiar-se em dois pilares:

A postura deve ser confortável e fácil, que não exija esforço mental ou físico, permitindo que você se sinta mais livre.

Frequentemente, a recomendação é sentar-se no chão com as pernas cruzadas e costas eretas, as mãos devem ficar soltas sob as cochas ou nos joelhos.

Porém, se você não consegue cruzar as pernas, sente-se em uma cadeira ou menos no chão e mantenha as pernas levemente sobradas ou esticadas.

Já a respiração deve se tornar mais profunda e lenta.

Logo, um dos passos para meditar é prestar atenção na respiração, deixando tudo o que está a sua volta ficar em outro plano.

Com os olhos fechados, inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca, até soltar todo o ar.

Depois de longas dez respirações, tente apenas manter o mais natural possível, relaxando a musculatura.

3# Escaneie o seu corpo de forma completa

Inicialmente, você pode achar estranho a ideia de escanear todo o corpo, mas pode ficar tranquila é algo simples e eficaz.

Assim, enquanto está com os olhos fechados e respirando lentamente, o ideal é que você coloque sua atenção sobre o seu corpo e todas as sensações.

Portanto, comece percebendo como o seu corpo está, a posição, e sensações disso. Então, sinta onde suas mãos está, a musculatura do pescoço e pernas.

Depois, vá percebendo as sensações ocasionadas pela emoção que está surgindo.

Inclusive, separamos um post especial de como lidar com as emoções durante a meditação. Clique aqui para conferir.

Enfim, aos poucos, vá sentindo tudo o que está vindo à tona, quais são as emoções e sensações, se sente-se confortável ou não, dores e mais.

Você também pode direcionar a sua atenção a cabeça, já que é comum sentir leves formigamentos antes de relaxar.

Para que esse processo aconteça, é importante direcionar toda a sua atenção a cada parte do corpo.

Desde o couro cabeludo, mãos, quadris, pés, dedos, joelhos, abdômen e assim por diante.

Em síntese, isso traz uma nova sensação de estar presente e se sentir no mundo, causando imersão no seu corpo e mente.

4# Finalize os passos para meditar

Quando sentir que está finalizando a sua meditação, é essencial reservar alguns momentos para chegar ao fim.

Dessa forma, depois de escanear todo o seu corpo, emoções e sensações, comece se libertando disso.

Em outras palavras, vá reduzindo a sua atenção até voltar para o estado inicial, deixando a sua atenção apenas na respiração novamente.

Quando isso ocorrer, dê dez longas respiradas profundas novamente e já pode abrir os olhos.

Assim, você consegue finalizar corretamente o processo, garantindo mais respeito ao que sentiu e para se recuperar.

Dicas para meditar

Por fim, é hora de conhecer algumas das melhores dicas para seguir todos os passos para meditar e ter o melhor resultado desde o primeiro dia.

Controle da respiração

Se você tem dificuldade para controlar a respiração, uma dica é contar os segundos, até que se torne algo natural.

Logo, você vai: inspirar pelo nariz por oito segundos, segurar o ar nos pulmões por quatro segundos, expirar pela boca por oito a dez segundos.

Essa técnica também pode auxiliar no sono.

Escolha a luz ideal:

Geralmente, pouca luz funciona melhor na hora de meditar. Afinal, isso faz o corpo reduzir a atenção.

Mas, se não quiser ficar com a janela fechada, opte por fechar parcialmente as cortinas e fique de costas para o ponto de luz, permitindo que os olhos relaxem.

Cobrar menos de si mesmo é um dos passos para meditar:

Um dos passos para meditar é tornar esse momento prazeroso e interessante, logo, deixe as cobranças de lado.

A dica é manter a calma, começar e deixar o ritmo acontecer.

Talvez, você não consiga relaxar em um primeiro momento, mas aos poucos se torna mais fácil. Inclusive, você pode começar fazendo apenas dez minutos por dia e aumentar gradativamente.

Mente e emoções:

Por fim, a sua mente pode acabar divagando, focando em problemas a serem resolvidos.

Se isso acontecer, volte sua atenção a respiração e tente se libertar desses pensamentos.

Entretanto, diversas emoções podem surgir e você pode deixa-las acontecer naturalmente, sem tentar bloquear.

Sinta, busque entender o que está sentindo, motivos e torne-se mais liberto aos poucos.

Depois desse post, tenho certeza que ficou mais fácil começar a seguir cada um dos passos para meditar, não é mesmo? Aproveite para começar agora.

Além disso, comenta aqui embaixo o que mais quiser saber e acompanhe a página para conhecer as melhores dicas e segredos.