A importância do autoconhecimento

Você acorda de manhã, se organiza para tomar banho, para ir trabalhar e se olha no espelho. Quem você vê? Uma pessoa melhor que antes? Uma pessoa que está em busca de crescimento, seja em qualquer âmbito da vida? Você conhece essa pessoa que, todas as manhãs, é refletida no espelho? Conhece os limites dela e seus sentimentos?

         Não conhecer essa pessoa refletida no espelho nos impede de planejar, nos impede de identificar e realizar nossos sonhos e além disso nos impede de viver nossa verdade, nossa plenitude e nosso propósito aqui nesse plano. Afinal, não sabemos o que aquela pessoa é capaz, não é mesmo?

         Quanto mais nos conhecemos, mais ampliamos nossa capacidade de cura e  desenvolvemos e potencializamos nossas habilidades e competências. A cura vem através de um processo de descoberta do que precisa ser melhorado dentro de cada um(a). A potencialização acontece quando cada um(a) finalmente se reconhece como alguém cheio de talentos e habilidades que podem e devem ser colocados em prática.
         Fazer esse mergulho em si mesmo, promove segurança, desperta a consciência e nos dar um maior poder de decisão e autonomia. Conhecer-se é de suma importância para assumir o controle das nossas emoções e consequentemente das nossas vidas. Ao desenvolvermos o autoconhecimento temos condições de estabelecer com maior clareza nossas metas, objetivos e propósitos.

         Sim, se conhecer não é um processo fácil e simples. Tocar em algumas feridas, reviver e reconhecer alguns medos e limites assusta um pouco. É uma tarefa bastante desafiadora pois incita diretamente a nossa racionalidade. Mas, quando nos permitimos e conseguimos nos conhecer a fundo, tudo começa a fazer mais sentido, a ter mais cor e saberemos compreender melhor o outro e tudo que nos rodeia.

         Além de ser um pouco desafiante é, também, um processo constante. Todos os dias estamos vivenciando coisas novas, reagindo a novas situações e conhecendo partes de nós, até então, nunca visitadas antes. Tudo que acontece de novo em nossas vidas serve para ensinar algo, logo estamos em constante mudanças e aprendizados. Por um lado, isso parece trabalhoso, mas os resultados são gratificantes e transformadores.

         Já parou para pensar o quão maravilhoso é descobrir uma nova habilidade, uma nova qualidade em nós mesmos? Isso nos deixa mais confiantes na vida, mais instigados e com uma melhor autoestima. E isso só acontece a medida que você permite se conhecer melhor e mais a fundo. O autoconhecimento nos proporciona saber exatamente como agir de acordo com cada situação que aparece em nossas vidas. E esse é o ponto principal: descobrir a sua natureza e saber como agir de acordo com o que o seu coração sente.

         Existem diversos métodos de autoconhecimento hoje em dia. Seja por meio de terapias com um psicólogo, seja pelos estudos esotéricos, pela astrologia, pela meditação, ou até mesmo por alguma prática espiritual/religiosa. O importante é você descobrir qual é o meio que vai fazer seu coração vibrar verdadeiramente, que vai te levar a encontrar sua essência, o que você tem de mais valioso e puro dentro de si mesmo.        

Silencie!

Nos dias de hoje somos expostos a muitos ruídos, é bastante raro encontrarmos um ambiente silencioso. Constantemente estamos ouvindo o som da televisão, rádio, transito,

Leia Mais »
Shopping Basket