Crie o Hábito de Meditar e Transforme sua Vida!

A meditação para mudar o comportamento – Saiba como!

O uso da meditação para mudar o comportamento vem como uma solução para fazer o cérebro trabalhar a seu favor, abandonar atitudes negativas e trazer a sua melhor versão para o presente.

Dessa forma, a neurocientista Livia Ciacci ensina mais sobre o tema, para que você dê os primeiros passos em direção ao sucesso e equilíbrio. Confira!

O que são comportamentos?

Primeiramente, é válido que você entenda, desde a teoria até a prática o que é um hábito ou comportamento, para ser capaz de muda-lo.

Sendo assim, um comportamento é a resposta a um estímulo, seja ela corporal ou emocional, e que envolve questões culturais, individuais e sociais.

Ou seja, em cada local e para cada indivíduo, diante de uma situação, é comum que se tenham expectativas de comportamentos.

Por exemplo, é esperado que uma criança obedeça aos pais quando uma ordem é imposta ou mesmo o choro diante de um machucado.

Vale destacar que essa reação pode ser composta de um conjunto de coisas, como expressões faciais, corporais, sentimentos e até mudanças orgânicas.

Já o hábito é definido como um comportamento que se repete e que, muitas vezes, é subconsciente. Logo, nem sempre você percebe isso.

Ao mesmo tempo, o hábito costuma ser algo particular, mesmo que outras pessoas façam o mesmo, como uma inclinação ou modo de agir.

Por exemplo, muitas pessoas tem o hábito de mexer nos cabelos ou ficar batendo os pés quando estão nervosas.

O hábito também pode ser traduzido como uma questão de rotina, ou seja, aquilo que está sempre se repetindo na sua vida. Como:

  • Prática física diária;
  • Alongamentos;
  • Meditação;
  • Horários de alimentação, etc.

A meditação para mudar o comportamento

meditação para mudar o comportamento

Os hábitos e comportamentos se diferenciam, principalmente, porque o primeiro é uma maneira que você escolhe de fazer, enquanto o comportamento é um tipo de programação.

Neste ponto, é importante destacar que mudar um comportamento ou hábito pode ser essencial para ter uma vida melhor. E a meditação pode ser a chave para isso.

Afinal, é dessa maneira que você consegue evoluir, aprender, tornar-se mais funcional e assim por diante.

Dessa forma, os principais comportamentos que os seres humanos buscam mudar incluem:

  • Vitimismo, que pode levar a desvalorização;
  • Reações excessivas as coisas;
  • Necessidade de se validar através do outro;
  • Procrastinar tudo o que precisa ser feito;
  • Falta de empatia ou dificuldade de ter uma escuta ativa;
  • Levar as coisas para o lado pessoal, etc.

Bom, de forma geral, comportamento e hábitos são semelhantes e podem ser alterados e melhorados com a meditação.

Assim, a neurocientista aponta que tudo começa com a relação entre a memória e o hábito.

O que acontece é que a sobrevivência humana depende da memorização desses comportamentos. Desde o hábito de evitar locais escuros, procurar comida, proteger a pele e assim por diante.

Como o aprendizado é contínuo, acontece novas buscas de memorização que equilibra a razão e esse instinto.

Em outras palavras, o novo comportamento deve se tornar um hábito: sendo repetido várias e várias vezes, de forma contínua.

Descubra como usar a meditação

Agora, é hora de colher os ensinamentos da neurocientista aliada a outras pesquisas sobre os benefícios da meditação.

Dessa forma, existem alguns pilares que você deve começar a incorporar na sua vida, sendo eles:

  • Melhorar a alimentação;
  • Praticar alguma atividade física, ao menos três vezes na semana;
  • Evitar o consumo de álcool e drogas;
  • Dormir em torno de sete horas por dia com boa qualidade.

Esses quatro pilares permitem que você esteja com a sua capacidade máxima de funcionamento, para gastar de forma equilibrada.

Depois disso, vem a meditação e alguns dos ensinamentos do mindfulness:

  • Paciência;
  • Insistência;
  • Treinamento mental;
  • Autoconhecimento.

Uma pesquisa da JAMA mostra que a meditação traz um reequilíbrio.

Ao passo que a faculdade de Harvard mostrou que a prática também aumenta o volume cerebral.

Portanto, a meditação permite que você comece a centralizar os pensamentos, melhora a ação da memória, foco e concentração.

Então, o seu cérebro se torna mais elástico, consegue aprender novas coisas mais rapidamente e ainda evita a tendência a hábitos ruins.

Mas lembre-se que o cérebro aprende através da repetição, ou seja, deve ser recorrente.

A meditação para mudar o comportamento deve começar com a prática para promover o autoconhecimento, trazendo uma melhora para o aspecto emocional.

Em suma, você vai sentir que tem mais autocontrole, consegue observar melhor seus comportamentos e saber quais devem ser alterados.

Da mesma maneira, traz mais confiança e estabilidade para continuar investindo na mudança, mas com menos sofrimento interno.

Exemplo prático

Suponha que você tenha o comportamento de sempre considerar que é a vítima, onde todos estão “apontando o dedo para você”, vê tudo como crítica, acha que está sempre na pior situação.

Ao começar a meditar, você entende o porquê isso acontece e quais os ganhos que tem quando faz isso.

Muitos tem esse comportamento porque ganham atenção quando o fazem.

Quando perceber isso, entende que você deve ser seu próprio centro, que suas conquistas devem ser reconhecidas e alcançadas, mas que depende de você agir e definir o que é importante.

Da mesma maneira, é com a meditação que você equilibra outros aspectos da vida, tornando-se Mais Consciente.

A meditação atua diretamente no cérebro, substituindo os comportamentos a partir do seu autoconhecimento, já que a maior parte dos hábitos estão ligados a uma necessidade emocional.

Como o comportamento de ser mais agressivo quando sabe que as pessoas concordam com o que diz ou o de chorar para conseguir algo, sendo que isso parece algo extremo.

Mas os comportamentos, geralmente, são aprendidos na infância e perduram na vida adulta.

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