Ação e reação

Mesmo sem perceber, a maioria das pessoas estão reagindo as situações ao invés de agirem diante das situações.

Vamos primeiro entender o termo reação. Significa que você esta reagindo inconscientemente. Alguém está manipulando você. Alguém diz uma coisa, faz alguma coisa, e você reage. O verdadeiro dono da situação é outra pessoa. Alguém aparece e insulta você e você reage, fica com raiva. Alguém aprece e elogia você e você sorri e fica feliz. Trata-se da mesma coisa. Você é vulnerável ao externo e o outro sabe como mexer com você. Vamos conversar um pouco como perceber melhor este padrão para que não sejamos uma marionete dos outros.

Você não pode prever o que chega ou acontece com você, mas você pode escolher como agir diante disso. Lembre-se, nós reagimos de acordo com os nossos condicionamentos. Nós reagimos porque fomos condicionados de certa maneira. Você pode ter sido condicionado a ser muito educado. Pode ter sido condicionado a ficar calmo em situações em que as pessoas normalmente ficam agitadas e ensandecidas. Mas isso é apenas um condicionamento, não tem nada a ver com agir conscientemente.

Quando somos livres, quando deixamos o condicionamento de lado e passamos a olhar a vida com novos olhos, sem nuvens de condicionamento atrapalhando, passamos a ser imprevisível. Quanto mais consciente no momento presente, passamos a deixar as ideias fixas e agimos sem preconceitos ou planos. Aconteça o que acontecer no momento, você poderá ser autentico e verdadeiro.

Neste momento é importante destacarmos duas palavras: autoridade e autenticidade. Normalmente agimos de acordo com a autoridade que nos condicionou, seja um padre, o político, os pais, professores e etc… Nos comportamos da forma que aprendemos que devemos nos comportar, ou seja, de forma condicionada. Uma pessoa livre pode se comportar de acordo com sua autenticidade. Diante de cada situação ela responderá em alinhamento com todo o seu SER. Ela fará sempre o melhor naquele momento presente. A cada momento ela será autentica com seus sentimentos.

Muitas vezes dizemos um sim para fora, mas estamos com um não maior do mundo dentro da gente. Ou seja, fazemos uma coisa sentindo que poderíamos fazer outra. Precisamos resgatar o valor do sim e o valor do não. As vezes gosto de falar que um não para fora pode ser um grande sim para dentro ou para liberdade.

Falando em liberdade, vejo que neste contexto, liberdade significa a capacidade de dizer “sim” quando é preciso dizer sim “sim”, de dizer “não” quando é preciso dizer “não” e de ficar calado as vezes, quando nada é necessário.

Uma das dinâmicas que podemos nos ajudar nesta questão de ação e reação, do sim e do não é começarmos a alinhar nossos pensamentos, palavras e ações.

Precisamos desenvolver mais integridade e honestidade. Precisamos começar a nos libertarmos de uma profunda contradição que nos habita. Até então, você não está conseguindo ir na direção que deseja.

Quando você aprende a usar sua mente, você faz qualquer coisa. Quando você compreende, realmente, que tudo aquilo que se manifesta na matéria começa na mente, que aquilo que você pensa, você cria; quando você aprende a usar isso mesmo, você começa a brincar de Deus. Começa a brincar de criador.

É fácil realizar desejos. É só você colocar toda a sua energia em uma direção. Quando você quer uma coisa com todo o seu coração, isso significa pensamento palavra e ação reunidos em uma única direção, você se torna um raio de realização. Normalmente, se você não tem seus desejos atendidos, é porque você pensa uma coisa e faz outra; fala uma coisa e sente outra; o coração te leva para um lado e a mente está indo para outro.

Libertar-se das contradições é absolutamente necessário, libertar-se do auto-engano é absolutamente necessário. Precisamos buscar uma equanimidade mental.

Quando você estabiliza a sua mente no momento presente, você coloca o amor em ação, você coloca o amor em movimento. Caso contrário, você estará reagindo, reagindo, reagindo. A ação e a espontaneidade sempre se manifestam com sabedoria e compaixão.

A questão é como fazer o que você te quem fazer. Chega um momento em que você se torna sensível, a ponto de perceber quando você está se desviando do caminho do coração. O seu corpo emite um sinal de alerta. O corpo se contrai, você sente desconforto, você sente algum desencaixe. É o corpo que te revela que existe algo desalinhado.

Equanimidade não é calar diante das injustiças, mas é agir a partir de um coração amoroso. É a única maneira de a gente interromper esse círculo vicioso, onde a gente trata o mal com um mal.

Às vezes o amor se manifesta com firmeza, às vezes ele coloca limites. Mas essa firmeza, esse limite, nascem do amor, de uma ação.

Sim, o que estou te propondo é estabilizar a sua mente para uma ação alinhada com o amor.

Precisamos superar nossas contradições que nos habitam. Precisamos no mover para frente e para cima ao invés de ficar andando em círculos. Deixe claro para o universo o que você quer. Assim você colabora com o universo, você ajuda o universo a te ajudar.

Com Mindfulness, vivemos a vida no momento presente

Aqueles que aprendem as técnicas costumam dizer que sentem menos estresse… Em uma noite fria de inverno, seis mulheres e dois homens sentaram-se em silêncio em um escritório perto da Harvard Square, praticando a meditação Mindfulness. Sentados, de olhos fechados, com as palmas das mãos apoiadas no colo, os pés

Leia Mais »

Qual a diferença entre mindfulness e Meditação?

A meditação nos últimos anos vem se fazendo presente na vida das pessoas e ela nada mais é do que aprender e entender a mente para acalmá-la e acabar com o sofrimento humano. Existem mais de 500 tipos de meditações, elas variam de acordo com a cultura e tradições espirituais

Leia Mais »

Como começar a praticar mindfulness?

Manter a atenção plena no dia a dia é uma tarefa bastante difícil, porque há uma série de ações que devemos concretizar e que nos deixam, em determinados momentos, preocupados e angustiados. Para fugir dessa situação, uma excelente alternativa é começar a praticar mindfulness (modalidade de meditação)Segundo com uma pesquisa

Leia Mais »

Curso de meditação mostra como enfrentar estresse durante pandemia

Curso de meditação mostra como enfrentar estresse durante pandemiaA pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) está provocando mudanças impactantes no mercado de trabalho, como a adesão do home office por muitas empresas. Porém, o aumento do trabalho remoto está deixando 62% dos profissionais mais ansiosos e estressados, de acordo com pesquisas

Leia Mais »

Meditação no tratamento da ansiedade! Funciona?

Pode-se dizer que a meditação nos ensina a trabalhar a mente de forma que ela fique relaxada e tenhamos controle dos nossos pensamentos para assim, observá-los com mais clareza. Quando aprendemos a nos concentrar com sabedoria, passamos a nos organizar melhor, observar melhor e relaxar. Com essa elevação da mente

Leia Mais »

Por que escondemos nossas emoções?

Não estamos habituados a dar ouvidos a nossas emoções, muito menos nos permitimos dar vasão e lidar com elas, mas todo esse movimento tende a atrapalhar o nosso crescimento emocional. É bem verdade que não temos o poder de controlar tudo que acontece conosco e em nossa volta. Mas podemos

Leia Mais »
Shopping Basket