Adversidade: O Convite esquecido

A vida constantemente nos apresenta desafios, que encaramos como problemas, adversidades. Muitos deles são conhecidos e já nem nos surpreendem. Outros, no entanto, nos surpreendem nos momentos menos adequados. Grandes perdas financeiras, a morte de um ente querido, uma criança que nasce com necessidades especiais: a lista de adversidades é infinita. Como continuar confiando em Deus diante de fatos como esses, que tantos consideram injustiça, maldições ou má sorte?

 

Quando esse assunto vem à tona, eu me lembro da um aprendizado que meu mestre me ensinou: “nem mesmo uma só folha cai de uma árvore por acaso.” Ou seja, se esse desafio bateu na sua porta, é porque estava endereçado a você. Esse presente é pessoal e intransferível. Se você tentar se livrar dele, ele voltará acompanhado de outros desafios. Se você ainda precisa aprender através do sofrimento, ele vai aumentar em gênero, número e Grau, até que você possa decidir se responsabilizar pelos seus desafios.

Por exemplo: vou contar um história que chama-se: Dando boas vindas aos convidados.

É como se você tivesse enviado um convite para alguém para uma festa e tivesse esquecido. Então no dia marcado, o convidado chega para a festa e você está desprevenido, de pijama, descabelado e como a casa toda desarrumada. Você pode tentar negar que enviou o convite: “Festa? Não estou sabendo de nada. Não convidei ninguém. “ Mas o convidado está lá na sua porta, pronto para a festa. E, se você já o evitou algumas vezes, é possível que ele traga alguns amigos para acompanha-lo.

Se existe uma lei neste plano da qual você não pode escapar, é a lei da causa e efeito. Essa não é uma lei moral, dos homens, é uma lei da matéria, é mecânica, formulada por Isaac Newton, e diz: toda ação provoca uma reação igual e oposta. É uma lei básica da física.

Se nada acontece por acaso, certamente o convidado está trazendo alguma coisa para você. Eu sempre considero esse tipo de surpresa como um presente. E por que você se recusa a abrir o presente? Porque você está envolvido em um truque da mente que o faz acreditar que existe injustiça no mundo e que você é uma vítima dela. Mas não se engane, você não é uma vítima, não existe injustiça, o que existe é a lei da causa e efeito. Você é responsável pelo fato de o convidado estar na sua porta. Quem mandou o convite foi você, por mais que se esforce sem sucesso para lembrar quando foi que isso aconteceu.

Então você precisa ter coragem para tomar as atitudes necessárias. A primeira é assumir a responsabilidade. Se o convidado está ali, isso diz respeito a você. Você precisa resolver a situação. Peça ao convidado que espere enquanto se preparar para recebe-lo. Esse desafio certamente traz uma grande oportunidade para a sua evolução espiritual. Por isso, liberte-se completamente da ideia de que o Universo está contra você. Enquanto estiver envolvido por esse truque da mente que é a ideia de vítima, continuará preso na infância.

Você não assume a responsabilidade por aquilo que acontece na sua vida porque está viciado na sua brincadeira de faz de conta, em que você é uma vítima indefesa deste mundo cruel e injusto. Assim como uma criança que vai ao parque de diversão e de lá não quer sair, você está agarrado na saia da sua mãe, na barra da calça do seu pai, dizendo: “ eu não quero ir embora! Quero brincar mais um pouco! Quero sorvete! Quero balinha!” Você cresceu fisicamente e talvez intelectualmente, mas , emocionalmente, continua evitando o sofrimento. Evitando os desafios que a vida traz, você evita também o seu crescimento.

Por isso, tenha coragem para abrir o presente que o convidado traz. Talvez seja um grande desafio para você. Alguns desafios pedem muita estrutura pessoal para ser encaradas, mas lembre-se de que colocar o presente de lado, não vai fazer com que ele desapareça. Você tem essa ilusão mais isso não é possível. Mais cedo ou mais tarde, você vai tropeçar nele e o estrago vai ser pior. Se você não aceita o presente, ele o acompanha pela eternidade. Você vai carregar essa marcar pela eternidade. Então respire fundo e peça firmeza e coragem. “Força para seguir, fé para não esmorecer, luz para enxergar e amor para agradecer.” Porque esse presente desafiador está lhe dando a chance de ir além na sua jornada, está ajudando a evoluir espiritualmente mesmo que você não compreenda como ou porque.

.

Mindfulness nas escolas

Quando a Academia Taos perdeu três de seus estudantes para o suicídio, dois anos atrás, a professora Anne-Marie Emanuelli começou a procurar maneiras de lidar com sua tristeza esmagadora. “De profunda tristeza e desespero, procurava algo para ajudar a mim e aos meus alunos. Eu estava praticando meditação pessoalmente e

Leia Mais »

Neurociência: A Meditação Muda o Cérebro

Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, foi uma das primeiras cientistas a analisar os efeitos da meditação no cérebro. O que ela encontrou a surpreendeu – que a meditação pode literalmente mudar seu cérebro. Ela explica: Q: Por que você começou a pesquisar sobre meditação

Leia Mais »

Mindfulness e os desafios do trabalho remoto

O novo Coronavírus (Covid-19) está provocando mudanças significativas no mercado de trabalho. Uma delas é o aumento da adesão ao trabalho remoto por diversas empresas e órgãos públicos para evitar a disseminação da doença.Mas de que maneira é possível manter a produtividade alta trabalhando em casa? Uma boa resposta é

Leia Mais »

A Busca pela Felicidade

Vivemos nossa vida numa busca incansável pela felicidade. Já pararam para pensar que essa busca é o combustível que move a humanidade? É ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los.

Leia Mais »

Google e o seu programa de Mindfulness: Search Inside Yourself

Os programas de mindfulness (atenção plena) tem se tornado cada vez mais comum dentro das empresas ao redor do mundo. Gigantes do mercado já apostam nas técnicas para melhorar a produtividade, criatividade e atenção de colaboradores, gestores e lideres. Hoje daremos o exemplo da gigante do mundo da tecnologia a

Leia Mais »
Shopping Basket