Aula Gratuita 09 – Origem e História do Mindfulness

Compartilho o texto abaixo para complementar as informações e ser o mais fiel aos dados que tenho em minhas pesquisas sobre Mindfulness.

Por volta de 1979, Jon Kabat-Zinn, americano, especializado em biologia molecular, trabalhava no centro médico da universidade de Massachussets. Em sua época de estudante ele havia, por acaso, entrado em contato com o budismo e passou a se dedicar a uma prática de meditação diária e regular. Além de seu trabalho no hospital ele também dava aulas de Yoga. Ele se dedicou a trabalhos científicos, mas duas questões não paravam de incomodá-lo. Uma delas ele expressava como: “O que vou fazer com minha vida? Que tipo de trabalho eu amo a ponto de pagar pra executá-lo?”. A outra pergunta que ele fazia tinha mais haver com os pacientes que procuravam o hospital percebia que as pessoas iam ao hospital porque, de uma maneira ou de outra, estavam sofrendo. No entanto, perguntava ele a seus botões, quantas delas deixavam o hospital com esse sofrimento resolvido? Ao conversar sobre isso com os médicos do hospital, ele chegou a conclusão de que a resposta era algo em torno de 20% dos pacientes. Ele passou então a se perguntar o que o sistema estava oferecendo aos 80% restantes.

Nesta mesma época, participando de um retiro de silêncio, essa duas correntes de questionamento se resolveram em uma “visão”, que talvez tenha durado 10 segundo, a qual Jon descreve como uma visão de conexão vividas, quase inevitáveis, e suas implicações.
Ele reconheceu que a maneira como trabalhava naquele retiro em sua própria mente e em seus estados mentais poderia trazer enormes benefícios às pessoas que estavam sofrendo e procuravam o hospital.

Ele percebeu ser possível compartilhar a essência dos ensinamentos de yoga e meditação que ele vinha praticando nos últimos 13 anos com os que talvez nuca fossem a um centro budista e que nuca seriam capazes de descobrir essa essência por meio das palavras e formas usadas naqueles lugares. Ele decidiu tentar tornar as práticas e a linguagem utilizadas para descrevê-las tão claras que qualquer pessoa poderia extrair benefícios dela.
Jon persuadiu a administração do hospital a permitir que ele e seus colegas ocupassem um espaço no porão, onde então desenvolveram o que logo ficaria conhecido como programa de 8 semanas de redução de estresse baseado em mindfulness ou MBSR.

Jon tinha formação de um cientista e sabia o conhecia o valor das pesquisas, de modo que ele e seus colegas pesquisaram os efeitos de seus programas sobre os pacientes e, pouco a pouco, o que é hoje um acervo considerável de evidencias de pesquisas sobre a eficácia do treinamento começou a emergir. Atualmente existem milhares de trabalhos revisados por especialistas que investigam os efeitos do mindfulness.

Com as pesquisas realizadas na época, logo ficou claro que o treinamento de mindfulness possibilitava as pessoas a lidarem muito melhor com a dor crônica. Elas também se tornaram mais capazes de administrar os diversos estressores que acompanham os problemas que as conduziam ao hospital, independente de quais fossem eles.

Atualmente milhares e milhares de pessoas já concluíram os programas de 8 semanas em muitos lugares do mundo. Existem milhares de centros médicos acadêmicos, hospitais, clinicas de redução de estresse que oferecem o programa de 8 semanas ao redor do mundo. Atualmente na Inglaterra por exemplo o programa de 8 semanas é política pública e oferecido no programa de saúde, tendo em vista que se tornou cada vez mais claro que não apenas o estresse e a dor crônica são positivamente afetados quando aprendemos a trabalhar com a tenção plena de uma maneira diferente.

Mudanças biológicas também começaram a aparecer nas pesquisas. Uma ocorrência inicial desse fato foi a descoberta de que, ente os pacientes que procuravam o hospital para tratamento em psoríase, os sintomas dos que participavam do programa de 8 semanas comitente ao tratamento desapareciam cerca de 50% mais rápido do que os dos que não faziam o curso. Isso pareceu indicar que o que as pessoas estavam fazendo com a mente, o trabalho que estavam realizando com a atenção estava mudando o corpo delas.

A compreensão da maneira pela qual o treinamento de mindfulness nos afetam biologicamente recebeu impulso adicional quando os neurocientistas começaram a investigar seus efeitos. Por enquanto é isso, falaremos mais sobre estas questões cientificas ao decorrer do programa.

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