Aula Gratuita 11 – Dicas para as Práticas Formais

Postura:

A postura do seu corpo durante a prática formal é importante. Convém adotar uma postura que incorpore o ato de despertar, especialmente se você estiver com sono. Isso significa não praticar deitado no início, embora essa posição possa ser ótima para cultivar a consciência, como aprenderemos mais na frente, mas lembre-se de fixar sua intensão no início da prática em ficar desperto em vez de cair no sono. Durante o curso praticaremos em pé e andando também.

A postura inicial sentaremos de forma tal que as costas estejam eretas, mas relaxadas, com os ombros e braços apoiados livremente, a cabeça ereta e o queixo ligeiramente recolhido. Você pode sentar em uma cadeira ou no chão, desde que você permaneça em uma postura que o corpo fique estável de forma natural e fácil.
Em cadeiras, sente-se com as costas afastadas do apoio, para que sua postura se mantenha por si própria, com a espinha dorsal ereta.

Se você for sentar no chão, talvez precise de uma almofada ou esteira. Acomode-se de forma que possa permanecer estável com a coluna ereta também.
As mãos são livres, normalmente eu apoio próximo ao meu corpo, eu repouso a mão direita sobre a mão esquerda e permito que os polegares se toquem suavemente. Você também pode deixar as mãos repousarem sobre os joelhos com as palmas voltadas para baixo ou para cima. Existem várias formas de posicionar os dedos, são chamados mudras, sugiro que você busque este conhecimento com um especialista, pois eu ainda desconheço sobre este assunto.

Lembre-se que não é a posição das mãos que é o mais importante, mas a consciência da sensação das mãos em qualquer posição. Dessa forma, as mãos, assim como as pernas e as costas, começaram a iluminar para você a paisagem de seu corpo e as várias qualidades sensoriais associadas à variedade de formas como o corpo pode se posicionar, tanto na meditação formal quanto na vida diária.

O que fazer com os olhos:

Você pode estar consciente com os olhos fechados ou abertos. Portanto, pode meditar de uma forma ou de outra. Ambas as opções têm suas vantagens, de modo que você pode querer testar as duas. Se você se sentar com os olhos abertos, é bom deixar seu olhar incidir, sem focalizá-lo, no chão acerca de um metro à frete ou na parede, caso esteja sentado diante de uma. Permita deixar o olhar imóvel e relaxado. Não se trata de fiar em algo, mas de deixar o olhar relaxado.

Sonolência:

Obviamente, se você estiver com sono, é melhor sentar de olhos abertos. Mas é ainda melhor dedicar a prática um horário do dia em que esteja bem desperto. Essa é uma boa razão para meditar de manhã cedo, após um boa noite de sono. Você pode lavar o rosto ou tomar uma ducha fria antes de começar, se estiver sonolento. Sinto que se chegou até aqui é porque estar desperto é importante para você, por isso, faz sentido deixar tudo nas melhores condições possíveis para estar plenamente presente.

É certo que não temos muito controle sobre certas condições, como os ruídos no ambiente. Mas, mas uma vez, o mais importante é a qualidade de sua atenção e da sua consciência, sem se preocupar com as condições ideais. Mesmo assim, no início seria bom se você puder minimizar a sonolência e, na medida do possível, os barulhos em seu ambiente externo. Haverá distrações suficientes interior e exterior, por mais que você tente controlar o ambiente a sua volta.

Proteja este momento:

É melhor que você não seja interrompido no momento escolhido para a prática formal. Desligue o celular e o computador. Fecha a porta e deixe que as pessoas saibam que não devem interrompê-lo nesse momento. Esse é outro ótimo motivo para praticar de manhã cedo, antes que os outros esperam algo de você, quando o tempo pode ser completamente dedicado a apenas ser – um momento para não fazer nada e simplesmente cultivar a atenção plena e a emoção que vem do coração. Este momento pode ser sagrado, por isso não permita que outros compromissos “urgentes” destruam ele. Lembre-se que é este momento que vai ajuda-lo a lidar melhor com estes compromissos, por isso é fundamental que sua prática seja sagrada e prioritária para você.

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