Mindfulness: alternativa para combate à solidão na quarentena

O isolamento social é uma realidade que não temos como prever quando vai terminar. Para os que estão seguindo à risca as recomendações dos órgãos públicos de saúde, sair de casa é uma ação realizada apenas em momentos necessários. Por isso, um boa alternativa é a prática de mindfulness para a solidão não ser sinônimo de tristeza,.
Buscar a atenção plena por meio da meditação é importante para compreender melhor a si mesmo e, principalmente, a situação em que estamos vivendo. A paz interior é indispensável para estarmos afastados de pensamentos negativos e que podem nos levar a crises de ansiedade e a depressão.
Neste post, vamos destacar os motivos de o mindfulness ser uma iniciativa válida para você ter mais controle emocional durante a quarentena. Confira!
Fortalecer o autoconhecimento
Por que tomamos determinadas atitudes ao longo de nossas vidas? Você chegou, em algum momento, a refletir, de fato, sobre os aspectos que o levaram a optar por algumas decisões? A resposta para essas perguntas se torna mais simples ao colocarmos em evidência o autoconhecimento.
A prática de mindfulness tem como um dos principais ganhos contribuir para avaliarmos em que podemos melhorar e o que nos atrapalhou no passado. Ao priorizar a atenção plena, é possível ter um maior foco em si mesmo, ou seja, na maneira de como se relaciona com as situações vivenciadas e com as pessoas ao redor.
Essa postura favorece um pensamento mais sereno sobre o que tem influenciado a adotar diversos procedimentos. Conhecer a si próprio é um passo válido para a mudar e, consequentemente, ser uma pessoa melhor.
Evitar a ansiedade
Quando vou estar próximo fisicamente dos meus familiares de novo? Será que vou perder emprego? Algum parente ou amigo vai ser contaminado pelo novo Coronavírus? São questionamentos que podem gerar ansiedade em diversos casos. Administrar os pensamentos em uma conjuntura atípica não é uma tarefa fácil.
Um dos motivos é que o isolamento social impede de usar mecanismos que nos ajudam a esquecer de situações adversas, como ir ao cinema, caminhar no praia ou em uma praça, andar de bicicleta, ir a um bom restaurante, fazer compras etc.
A prática do mindfulness se torna indispensável para não apenas alcançar o autoconhecimento, mas também para se fortalecer emocionalmente e compreender que o momento atual exige um grande esforço de superação.
Acreditar em dias melhores é um bom caminho para conviver de maneira inteligente com o distanciamento social. Para isso, necessitamos estar bem com nós mesmos e aprimorar as nossas qualidades.
Valorizar os bons relacionamentos
É comum haver problemas nas relações familiares e com os amigos. Visões diferentes sobre determinados contextos podem gerar problemas que atrapalham a boa convivência. Por outro lado, é preciso exercer a autocrítica para pensar em como você contribuiu para o problema acontecer.
Essa conduta também pode ajudá-lo visualizar o que é preciso fazer para a boa convivência voltar a prevalecer. A atenção plena nos permite olhar para nós mesmos e as pessoas de maneira mais madura e responsável.
Além disso, mostra como é bom aproveitar os momentos de confraternização com as pessoas mais próximas. Valorizar as coisas simples da vida nos torna mais humanos e capazes de compreender melhor o outro. Isso é fundamental para o nosso crescimento e termos mais forças em momentos difíceis.
Exercer o otimismo
Fugir de pensamentos negativos é uma maneira inteligente de evitar que a depressão provoque consequências graves em nossas vidas. A ausência de afeto e a falta de atividades de lazer podem nos deixar mais vulneráveis a situações adversas.
Por isso, a prática do mindfulness é crucial para apresentar a atenção plena e ter mais esperança de que dias melhores virão. Estar cercado de boas energias nos dá mais força para seguir em frente e perceber que as dificuldades vão nos impulsionar a ter uma visão mais amena da vida.
Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais agora mesmo! Afinal, boas energias devem estar à disposição de todos!

A Busca pela Felicidade

Vivemos nossa vida numa busca incansável pela felicidade. Já pararam para pensar que essa busca é o combustível que move a humanidade? É ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los.

Leia Mais »

O que o cérebro revela sobre gratidão

Novas pesquisas esclarecem a fisiologia da gratidão, aproximando-nos da capacidade de compreender e aproveitar os benefícios para a saúde dessa poderosa emoção. Imagine que você está fugindo de uma caçada aos nazistas e é levado sob a proteção de um estranho. Esse estranho passa o inverno fornecendo comida e abrigo

Leia Mais »

Mindfulness nas escolas

Quando a Academia Taos perdeu três de seus estudantes para o suicídio, dois anos atrás, a professora Anne-Marie Emanuelli começou a procurar maneiras de lidar com sua tristeza esmagadora. “De profunda tristeza e desespero, procurava algo para ajudar a mim e aos meus alunos. Eu estava praticando meditação pessoalmente e

Leia Mais »

Como começar a praticar mindfulness?

Manter a atenção plena no dia a dia é uma tarefa bastante difícil, porque há uma série de ações que devemos concretizar e que nos deixam, em determinados momentos, preocupados e angustiados. Para fugir dessa situação, uma excelente alternativa é começar a praticar mindfulness (modalidade de meditação)Segundo com uma pesquisa

Leia Mais »

A importância do autoconhecimento

Você acorda de manhã, se organiza para tomar banho, para ir trabalhar e se olha no espelho. Quem você vê? Uma pessoa melhor que antes? Uma pessoa que está em busca de crescimento, seja em qualquer âmbito da vida? Você conhece essa pessoa que, todas as manhãs, é refletida no

Leia Mais »

Meditação no tratamento da ansiedade! Funciona?

Pode-se dizer que a meditação nos ensina a trabalhar a mente de forma que ela fique relaxada e tenhamos controle dos nossos pensamentos para assim, observá-los com mais clareza. Quando aprendemos a nos concentrar com sabedoria, passamos a nos organizar melhor, observar melhor e relaxar. Com essa elevação da mente

Leia Mais »
Shopping Basket