Mindfulness e o mundo corporativo

O mundo corporativo tende a ser bastante atribulado e corrido. Prazos apertados, projetos importantes e metas a serem alcançadas fazem parte da rotina atribulada de algumas empresas. Em contra partida, estamos cercados de várias distrações que comprometem nossa produtividade e nosso foco.
         Uma olhadinha nas redes sociais, uma mensagem no whatsapp, conversas paralelas, pensamentos aleatórios, problemas pessoais… quando nos damos conta, estamos no piloto automático. O trabalho se torna mecânico, sem foco e não estamos 100% concentrados no que estamos realizando.

         Pensando em todos esses problemas que atrapalham a produtividade de seus funcionários, muitas empresas vêm adotando recursos de autoconhecimento, como o Mindfulness (atenção plena). O mindfulness utiliza técnicas de meditação que agem especificamente na atenção e no foco, driblando vários problemas de procrastinação e produtividade que atrapalham o desempenho geral da empresa.

         O mindfulness vem sendo adotado por várias empresas conhecidas mundialmente como o Facebook, Google, Linkedin e várias startups no Vale do Silício. Seus funcionários se reúnem para práticas de exercícios, aliviando o estresse e melhorando a concentração e produtividade.

         O Google, por exemplo, acredita tanto nos resultados do mindfulness que criou um programa destinado a essa técnica de meditação, o Search Inside Yourself, ou “busque dentro de você mesmo”, traduzido para o português. O Programa é baseado em técnicas de meditação Mindfulness, juntamente com Inteligência Emocional, Neurociência e técnicas de liderança.

         Mas, o que é mindfulness?

         Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro nos afetarem, tornando a nossa mente mais desperta e saudável, sendo nossa aliada. O objetivo do mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos nossos sentimentos e sensações. O mindfulness ajuda a perceber o quanto entramos no “modo zumbi” ou no conhecido “piloto automáico” e tentar sair dele. No início tende a ser desconfortável, mas depois é transformador.

         O mindfulness utiliza técnicas de meditação e outros treinamentos para alcançar esse estado de atenção plena, estimulando o autoconhecimento, o controle e o equilíbrio emocional. Por meio da meditação mindfulness é possível treinar a mente para ignorar os estímulos externos, resultando em aumento de foco no trabalho, o que traz resultados efetivos na produtividade.

         Dessa forma, cada vez mais, as empresas têm percebido a importância de investir na qualidade de vida dos colaboradores, a fim de alcançar resultados satisfatórios para a própria companhia, visto que a mão de obra produtiva e qualificada é a mola propulsora para o sucesso de qualquer organização.

Autocompaixão

Você pratica a autocompaixão?          Vida corrida, acúmulo de tarefas, cobranças… Tantas obrigações diárias nos levam a prejulgamentos e análises rigorosas sobre nós mesmos e

Leia Mais »

O poder da presença

Há um certo tempo, nossa sociedade está passando por processos emocionais um tanto quanto desafiadores. Com isso, muitos de nós, estamos encontrando dificuldade em estar

Leia Mais »
Shopping Basket