Mindfulness e os desafios do trabalho remoto

O novo Coronavírus (Covid-19) está provocando mudanças significativas no mercado de trabalho. Uma delas é o aumento da adesão ao trabalho remoto por diversas empresas e órgãos públicos para evitar a disseminação da doença.
Mas de que maneira é possível manter a produtividade alta trabalhando em casa? Uma boa resposta é praticar mindfulness (meditação) no home office. Manter a atenção plena nas atividades profissionais não é uma tarefa simples, principalmente, para os que têm filhos pequenos no lar.
É fundamental que haja bastante disciplina para a novo formato de trabalho não provocar o cansaço mental, o desgaste físico e uma queda acentuada de rendimento.
Antes de começar uma tarefa, procure fazer uma pequena pausa. Por exemplo, você vai escrever um relatório que exige bastante atenção. Nesse caso, é possível meditar por três minutos antes de iniciar essa atividade.
Ao adotar essa técnica, conhecida como 3 passos, você vai sentir a mente “mais limpa”, o que é fundamental para organizar as demandas e executá-las da melhor forma possível, minimizando a possibilidade de erros e de retrabalho.
Também não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Um dos motivos é que o excesso de atividades desvia bastante a atenção. Assim, você enfrenta mais dificuldades de ficar concentrado no que está realizando no momento.
Por isso, evite, ao máximo, querer ser o profissional multitarefa, ou seja, aquele gosta de fazer muitas ações simultaneamente. Esse procedimento prejudica muito o rendimento, em diversos casos, além de provocar o temido estresse.
Ao colocar o mindfulness na sua rotina, você vai perceber que é muito melhor dividir as tarefas e fazê-las de cada vez. O bom senso e a calma devem ser as suas aliadas para melhorar o rendimento durante o trabalho remoto.
O mundo tecnológico nos oferece um fácil acesso às informações. No período de isolamento social, dar a famosa olhadinha no smartphone passa a ser uma ação cada vez mais comum ao longo do dia.
As mensagens de e-mail e do WhatsApp são um bom motivo para tirar o foco do trabalho. Para evitar esse problema, adote a meditação para fortalecer o seus pensamentos no que é realmente é necessário em cada momento.
À medida que está mais concentrado e tranquilo, maior será a sua capacidade de gerenciar as suas tarefas e de saber a hora adequada de executar cada atividade na sua rotina.
Por mais talentoso que seja, a falta de organização é um mal que prejudica bastante a performance. O primeiro passo para estruturar os seus pensamentos e as atividades profissionais é arrumar a sua casa, deixando o ambiente propício para o trabalho.
Sendo mais bem organizado, você terá as condições ideais para entender como praticar mindfulness no home office vai ajudá-lo a manter a calma e a executar as tarefas com mais eficiência.
Felipe Lapa e instrutor de Mindfulness formato pelo MIT (Mindfulness Trading Internacional), especialista em meditação e facilitador em processos de autoconhecimento e desenvolvimento humano.

O que é Mindfulness Self-Compassion?

O mundo hoje exige muito de cada indivíduo. Vivemos cercados de rotinas estressantes onde trabalhamos por incansáveis horas e quando chega o momento de descansar ainda percebemos que existem tarefas a serem cumpridas que nos cercam de cobranças excessivas. E justamente essa carga negativa que carregamos diariamente, com o passar

Leia Mais »

A Busca pela Felicidade

Vivemos nossa vida numa busca incansável pela felicidade. Já pararam para pensar que essa busca é o combustível que move a humanidade? É ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los.

Leia Mais »

A importância do autoconhecimento

Você acorda de manhã, se organiza para tomar banho, para ir trabalhar e se olha no espelho. Quem você vê? Uma pessoa melhor que antes? Uma pessoa que está em busca de crescimento, seja em qualquer âmbito da vida? Você conhece essa pessoa que, todas as manhãs, é refletida no

Leia Mais »

O que significa ser grato

O dia de rompimento estava brilhando com o zumbido da natureza cuidando de seus negócios. Inspirando, senti-me acordado pela delicada mordida do ar da primavera. Expirando, senti meu hálito quente subir como uma oração matinal. Não havia nada especial acontecendo, apenas suavemente borbulhando quietude e beleza ao redor. Um momento

Leia Mais »
Shopping Basket