O que são os pensamentos

Inicialmente é importante compreender que meditação não tem haver diretamente com parar os pensamentos ou ter a mente vazia e tranquila. A ideia não é fugir para o topo de uma montanha nos Himalaias ou criar uma bolha de silêncio para viver sem pensamentos ou sentimentos.

Não devemos travar uma luta com os pensamentos e tentar para-los no momento em que aflorem a mente. O caminho não é ficar em alerta esperando que um próximo pensamento surja para você tentar extingui-lo. Este esforço pesado e leva ao caminho contrário da meditação.

Vamos ver um exemplo que ilustra bem isto.

A estrada

Imagine que você está sentado ao lado de uma estrada com uma venda nos olhos. Talvez você possa ouvir o barulho dos carros passando, mas não possa vê-los porque existe uma venda em seus olhos.

Antes de começar a meditar as coisas são mais ou menos assim. Todos os pensamentos da mente, esteja você sentado ou deitado para relaxar, continuam fazendo barulho de fundo o tempo todo.

Imagine agora que ainda na beira da estrava tira a venda. Pela primeira vez você pode observar a estrada, que representa sua mente. As vezes você pode se sentir atraído pelo barulho dos carros, pela cor, modelo tamanho, ou movimento dos mesmos. Ao se deparar com algo novo, muitas coisas podem chamar sua atenção.

Quando as pessoas começam a meditar, muitas vezes percebem a grande quantidade de pensamento e agitação e chegam a culpar a meditação por isso, como se a meditação piorou ou aumentou a quantidade de pensamentos e barulhos internos.

A meditação não pode te fazer pensar mais. Ela simplesmente coloca mais luz na sua mente e possibilita você ver mais claramente tudo que se passa na mente.

Este é um sentimento bastante comum. É como eixar entrar luz em algum lugar escuro e falar que a bagunça foi causada pela luz que entrou. Da mesma forma que a luz apenas iluminou a bagunça que estava ali, a meditação ajuda a iluminar o que acontece na sua mente.

A principio é assim que a mente reage quando começamos a meditar e tomar consciência do que se passa na nossa mente constantemente. Muitas pessoas tentam se distrair com outra coisa ou parar o pensamento a força, mas estas técnicas não resolvem o problema. Entrar na estrada e tentar organizar o transito ou parar os carros, pode ser bastante perigoso.

Uma boa ideia é permanecer sentado na beira da estrada apenas permanecendo onde estais. Apenas observando. Taz seja hora de pico e tenha muito movimento, talvez seja de madrugada e tenha menos movimento. O mais importante é acostumar a ficar na beira da estrava vendo os carros passarem.

Apensa se tornando um observador, podes se afastar dos pensamentos / carros, e apenas contemplar o transito passar. Pode ser que em algum momento você sem querer se veja correndo atrás de um carro bonito. É exatamente isso que acontece quando experimentas um pensamento agradável. Você se sente atraído por ele e acaba perseguindo ele. No momento em que percebe que você está correndo atrás do carro, tens a oportunidade de voltar a sentar na beira da estrada e apenas observar.

Também pode acontecer de ser atraído por um carro velho e entrar na estrada para retirar ele. Este pode ser um pensamento desagradável. E mais uma vez tens a oportunidade de voltar a sentar-se na beira da estrada.

Com o passar do tempo e treinamento, será mais fácil ficar na beira da estrada, sem se envolver com os carros que passam. Este é o processo da meditação.

É importante destacar que não há nada de errado com os pensamentos. Os pensamentos fazem parte de uma incrível capacidade humana. Se desejas pensar sobre algo, podes refletir sobre isso, podes recordar ou planejar sobre isso e está tudo certo é perfeito quando nós escolhemos deliberadamente pensar sobre algo que desejamos. Quando falamos dos carros, estamos nos referindo de pensamentos autônomos que simplesmente aprecem na sua mente sem que tenha sido você a focar nisso. Eles aparecem num momento e começam a se auto alimentar gerando mais e mais pensamentos normalmente inúteis.

Existe a possibilidade de termos insights ou pensamentos criativos, sem estarmos intencionados a isto. No entanto estes pensamentos nascem no momento em que temos um espaço livre na mente. Se estamos tão ocupados com os pensamentos inúteis e autônomos, não haverá espaço para pensamentos criativos ou novas ideias. Por isso ao treinar a mente e apenas observar os pensamentos sem se identificar com eles, é uma forma de permitir que pensamentos criativos surjam em nossa mente. Grandes ideias muitas vezes surgem quando deixamos o problema de lado e estamos relaxados ou fazendo outras coisas desassociadas do problema que queremos resolver e normalmente não conseguimos resolver batendo a cabeça na parede.

Estamos com a mente tão ocupada que perdemos a chave do carro em cima da mesa da sala e não conseguimos ver ela mesmo quando a mesma está bem na nossa frente. É preciso relaxar e perceber que as chaves estavam ali, bem na nossa frente o tempo todo. Assim são pessoas que procuram óculos pendurados na cabeça ou na blusa, ou até mesmo com ele no rosto. Simplesmente ela está cheia de mais para observar e perceber a realidade.

Um outro exemplo seria:

O céu azul

Imagine um lindo céu azul completamente limpo… apenas azul… é algo agradável, claro e radiante… Nossa mente é assim… Em sua natureza a mente é limpa e calma igual a este céu azul.

Sem se importar se é assim que você se sente agora, pois talvez sua mente esteja ceias de pensamentos e muito confusa, apenas por um momento tente lembrar de algum momento em que você esteve relaxado e feliz. Algum momento em que você não estava tão preocupado com problemas do passado ou medo do futuro, algum momento em que você apenas estava lá tranquilo. Como você se sente?

Agora imagina que você está diante de um céu que não tem nada de azul, apenas um dia muito nublado com muitas nuvens grandes e escuras. Como você se sente? Não muito bem certo?

Imagine agora que estas nuvens escuras são pensamentos na sua mente. As vezes podem até ser nuvens brancas e fofinhas, mas as vezes são pesadas e escuras. Clara ou escura, são apenas sentimentos que você sente no momento.

Lembre-se que apenas de ter nuvens muito escuras, por trás delas ainda existe o céu azul. O céu permanece lá o tempo todo ela está além dos pensamentos.

Shopping Basket