Unificando o corpo e a mente

Agora vamos entender porque é importante unificar o corpo e a mente.

 

Quando o corpo e a mente se tornam um, podemos estar presentes no lar do aqui e agora, de corpo e alma para o que estiver acontecendo conosco e com o mundo a nossa volta. Ao ver o mundo no momento presente, como ele realmente é, sem estarmos projetando o passado ou com medo do futuro, começamos a gerar a energia da paz, alegria e felicidade momento a momento. Apensa conectados com o nosso corpo, podemos senti-lo, reconhece-lo e cuidar dele. Tomar um tempo para reconectar com nosso corpo é uma prática muito poderosa que nos permite sentir como estamos no momento presente. Normalmente só percebemos algumas dores quando as mesmas se tornam crônicas e as vezes já é tarde de mais para reverter a mesma por métodos simples.

Sentir o nosso corpo e perceber os nossos sentimentos do momento presente, é algo profundo e libertador. Esta simples prática pode nos ajudar a perceber que estamos tomando decisões com raiva do passado ou com medo da incerteza do futuro. Estando presente podemos nos libertar da prisão destes sentimentos e pensamentos destruidores, podemos alcançar uma liberdade mais profunda que nos permite ter mais possibilidades sobre as escolhas que precisamos fazer.

As vezes é possível, em apenas algumas poucas respirações ou em curto período de silêncio, acalmar nossos pensamentos e sentimentos para analisar a situação como ela verdadeiramente é naquele momento. Quando você consegue acalmar a mente, você consegue ver as maravilhas da vida ao seu redor. Pense como é bom contemplar uma linda lua ou o nascer do sol, olhar para um lindo pássaro ou ouvir o barulho de um rio, olhar para as estrelas. Com a mente agitada ou distraída perceber estas coisas é uma tarefa quase impossível. Estas maravilhas só se tornam disponíveis quando você unifica corpo e mente e se estabelece no momento presente.

A maioria das pessoas “comuns” ao acordar já tem muitos compromissos a cumprir. Já se conecta com o celular, redes sociais e e-mail, muitas vezes antes de sair da própria cama. Em poucos minutos “acordado” já está pensando em várias possibilidades do dia, com quem vai se reunir, as obrigações que tem que fazer e os problemas que precisa resolver. Dentro deste contexto dificilmente ela consegue um tempo para ela. Uma das sugestões para o sucesso na prática de mindfulness é que você possa ter um espaço na sua agenda para se comprometer com você. Se você não tem um espaço para você mesmo, quem vai ter? Ao invés de desejar que alguém cuide de você, que tal fazer sua parte e também cuidar de você mesmo?

Algumas pessoas se preocupam com o corpo físico e praticam atividades físicas ou vão para academia, mas a maioria não se preocupa com seu estado emocional ou com seus pensamentos e só procuram ajuda de um profissional quando as coisas já passaram do limite e provavelmente a depressão já está em um grau muito crítico. Muitos apenas dão atenção para sua mente, quando o estado é alarmante ou crônico. Praticar a meditação é uma forma de dar manutenção em nosso estado mental, é cultivar a paz mental é um exercício que nos proporcionar alegria e felicidade sem causa. É uma forma de termos um tempo para estarmos com nós mesmos e cuidarmos de nós mesmos, uma forma de nos ouvirmos profundamente e conhecermos para onde nossos pensamentos nos levam. Se tivéssemos um balão feito os das revistinhas em nossas cabeças e todos pudessem ver nossos pensamentos, talvez nós teríamos mais cuidado com o que pensamos. E ao invés de nos preocuparmos apenas com o corpo, poderíamos compreender que corpo e mente são apenas um e precisam estar alinhados como um conjunto que não pode viver separados. Uma mente sem um corpo não faz muito sentido, da mesma forma que um corpo sem uma mente saudável, não está completo.

A Busca pela Felicidade

Vivemos nossa vida numa busca incansável pela felicidade. Já pararam para pensar que essa busca é o combustível que move a humanidade? É ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los.

Leia Mais »

O poder da presença

Há um certo tempo, nossa sociedade está passando por processos emocionais um tanto quanto desafiadores. Com isso, muitos de nós, estamos encontrando dificuldade em estar e se manter no momento presente. Não conseguimos estar presentes em uma conversa informal com um amigo, não estamos presentes no caminho que fazemos até

Leia Mais »

Silencie!

Nos dias de hoje somos expostos a muitos ruídos, é bastante raro encontrarmos um ambiente silencioso. Constantemente estamos ouvindo o som da televisão, rádio, transito, vozes, sirenes. Por mais estranho que seja, estudos comprovam que todos esses sons têm efeitos em nossa saúde mental e em nosso humor. Por isso,

Leia Mais »

Mindfulness nas escolas

Quando a Academia Taos perdeu três de seus estudantes para o suicídio, dois anos atrás, a professora Anne-Marie Emanuelli começou a procurar maneiras de lidar com sua tristeza esmagadora. “De profunda tristeza e desespero, procurava algo para ajudar a mim e aos meus alunos. Eu estava praticando meditação pessoalmente e

Leia Mais »

Impermanência da vida

Ver beleza na impermanência da vida é algo desafiador, porém, bastante possível e libertador. A partir do momento que aceitamos isso, saímos dessa necessidade de controle, que é a raiz dos nossos sofrimentos, doenças, medos, expectativas e angústias. Nosso momento atual está sendo uma oportunidade única para aceitarmos e reconhecermos

Leia Mais »
Shopping Basket