Conheça 5 mitos e verdades sobre meditação !

Sem dúvida alguma nossa geração vive uma vida agitada, de muito trabalho, muitas tarefas, muitas responsabilidades e muitas cobranças. Todos esses fatores vão se acumulando e gerando cargas negativas, um peso e muito estresse sobre nossa mente e corpo.

Para aliviar o estresse e ansiedade entra a meditação, essa prática vem se tornando cada vez mais “popular” entre as pessoas, hoje é possível assistir tutoriais de meditação no youtube, baixar aplicativos de celular ensinando passo a passo de como meditar.

Mas com essa forte disseminação da prática da meditação algumas essências que ela possui se perderam e alguns mitos foram surgindo.

Confira agora quais são os mitos mais populares a respeito da meditação.

1. Não pode pensar em nada

Sem dúvida alguma este é o mito mais comum a respeito da meditação, quem nunca, ouviu alguém dizer: “Para meditar você precisa manter sua mente limpa, não pensar em nada”.

É quase impossível você não pensar em nada e manter a mente “limpa” principalmente se você é uma pessoa com uma rotina muito agitada.

O papel da meditação neste caso é ajudar a pessoa a relaxar a mente, organizar os pensamentos para observá-los com mais clareza e se necessário tomar decisões com mais sabedoria e confiança.

Se uma pessoa interrompe todos os pensamentos na hora da meditação “mantendo a mente limpa”, quando ela parar de meditar os pensamentos irão voltar como turbilhões, e ai não vai ter adiantado nada ter meditado, concorda?

2. Precisa estar sentado em posição de lótus/Buddha

Posição de lutus na meditação

Posição de lutus na meditação

Caso ainda não conheça a posição de lótus é o famoso jeito de senta-se com as pernas cruzadas e os pés em oposição às coxas.

Estar nesta posição para meditar não é uma regra e não é por causa dela que você vai conseguir meditar.

Para iniciantes e principalmente pessoas que têm pouca elasticidade estar nesta posição é muito difícil, essa dificuldade e desconforto, durante a sessão irá tirar toda sua concentração.

Portanto, a posição adequada para meditar é aquela onde você se sente confortável.

Você pode sentar em um sofá, cadeira ou no chão com as pernas cruzadas se preferir, as únicas regras são que ao começar a sessão você mantenha uma postura correta, colona ereta, cabeça, pescoço e ombros relaxados.

3. Meditação é uma religião

Errado, a meditação não pertence a uma religião. Ela vem de tradições budistas, mas você não se torna budista apenas por meditar, inclusive há registros em que o próprio Buddha ensinava meditação para diversas pessoas, sem se preocupar com religião, idade, gênero ou classe social.

E ao contrário do que as pessoas pensam, a meditação convida a todos para participar das sessões e meditar juntas sem se importar com crenças religiosas. Neste espaço, todos são bem vindos.

4. Eu não consigo meditar, isso não é pra mim

Pensamentos limitantes como estes tornam a prática da meditação algo impossível de se realizar, mas é algo comum de se ouvir, principalmente quando vem de uma pessoa muito ansiosa.

Não sinta que meditar é impossível, se manter esse pensamento a meditação realmente será impossível, portanto se permita tentar.

Quando uma pessoa começa a meditar, logo nas primeiras semanas ela percebe a mudança física, mental e emocional.

Conforme a prática se torna rotineira as mudanças acontecem com mais intensidade, é possível perceber que quem medita passa a olhar a vida e encarar os problemas diários com mais leveza.

5. Não tenho tempo para meditar, demora muitas horas

Para quem está começando o ideal é manter sua rotina como está acostumado e dispor gradualmente alguns minutos quando acordar, antes ou depois do café, durante o horário de almoço, após o trabalho, antes de dormir, em algum momento do dia você consegue usar alguns minutos para isso.

Geralmente os iniciantes praticam de 5 a 10 minutos de meditação para acostumar o corpo e a mente, e assim vão aumentando gradativamente o tempo de meditação, mas realmente não adianta nada se nestes 5/10 minutos você estiver inquieto e distraído com algo.

É importante que você não comece a praticar a meditação durante muitas horas, o ideal é começar com poucos minutos e ir aumentando conforme se sentir preparado, o risco de você se cansar e abandonar a prática desta forma é muito menor.

Como me aprofundar na meditação?

Uma dúvida recorrente é como se aprofundar na prática da meditação, iniciar aos poucos ir aumentando o tempo, mas como posso dominar a prática e fazer um hábito constante em minha vida?

A Mais Consciente oferece cursos, ministrados por Felipe Lapa, Instrutor de Meditação e mindfuness em Recife a mais de 10 anos.

O Curso de meditação e mindfulness desenvolvido em recife, tem a duração de 8 semanas, com duas 2 horas de duração cada encontro uma única vez por semana.

Ou também você pode iniciar em nosso curso grátis no Youtube, veja o primeiro vídeo do curso grátis de meditação.

Esperemos que você tenha gostado dessas dicas! Gostaria de complementar com alguma informação ou contar sua experiência com a meditação? Deixe um comentário logo a baixo.

A importância do autoconhecimento

Você acorda de manhã, se organiza para tomar banho, para ir trabalhar e se olha no espelho. Quem você vê? Uma pessoa melhor que antes? Uma pessoa que está em busca de crescimento, seja em qualquer âmbito da vida? Você conhece essa pessoa que, todas as manhãs, é refletida no

Leia Mais »

O que significa ser grato

O dia de rompimento estava brilhando com o zumbido da natureza cuidando de seus negócios. Inspirando, senti-me acordado pela delicada mordida do ar da primavera. Expirando, senti meu hálito quente subir como uma oração matinal. Não havia nada especial acontecendo, apenas suavemente borbulhando quietude e beleza ao redor. Um momento

Leia Mais »

Mindfulness nas escolas

Quando a Academia Taos perdeu três de seus estudantes para o suicídio, dois anos atrás, a professora Anne-Marie Emanuelli começou a procurar maneiras de lidar com sua tristeza esmagadora. “De profunda tristeza e desespero, procurava algo para ajudar a mim e aos meus alunos. Eu estava praticando meditação pessoalmente e

Leia Mais »

O que é Mindfulness Self-Compassion?

O mundo hoje exige muito de cada indivíduo. Vivemos cercados de rotinas estressantes onde trabalhamos por incansáveis horas e quando chega o momento de descansar ainda percebemos que existem tarefas a serem cumpridas que nos cercam de cobranças excessivas. E justamente essa carga negativa que carregamos diariamente, com o passar

Leia Mais »

Silencie!

Nos dias de hoje somos expostos a muitos ruídos, é bastante raro encontrarmos um ambiente silencioso. Constantemente estamos ouvindo o som da televisão, rádio, transito, vozes, sirenes. Por mais estranho que seja, estudos comprovam que todos esses sons têm efeitos em nossa saúde mental e em nosso humor. Por isso,

Leia Mais »
Shopping Basket