Transformando Vidas e Empresas

Estresse e ansiedade no trabalho: aprenda a gerenciar

As estratégias para gerenciar estresse e ansiedade no ambiente de trabalho inclui medidas rápidas para evitar que isso tudo provoque outros problemas, como picos de raiva, conflitos e alterações na produtividade.

Dessa forma, existem algumas alternativas saudáveis que podem ser adaptadas a sua rotina em poucos minutos, trazendo resultados efetivos. Confira!

1# Identifique os gatilhos

estratégias para gerenciar estresse e ansiedade

Uma das principais estratégias que você deve começar a praticar se refere a identificação de gatilhos, ou seja, definir exatamente quais são as causas do estresse e ansiedade.

Geralmente, no ambiente de trabalho, você pode imaginar que o problema seja o fluxo de trabalho ou mesmo outras pessoas.

Entretanto, não identifica exatamente quando isso acontece.

Portanto, é importante avaliar as situações com cuidado e ver o que causam, como se relacionam com o restante do seu dia e assim por diante.

Em alguns casos, o estresse pode ocorrer em decorrência da falta de organização, não do excesso de trabalho, ou mesmo pela sua dificuldade em impor limites.

Ao identificar porque isso acontece, você conseguirá encontrar alternativas e resoluções.

Inclusive, é essencial ter cuidado com o estresse, já que, a longo prazo, quando exposto de forma contínua, pode transformar-se em Burnout.

2# Estratégias para gerenciar estresse e ansiedade: não tente engolir aquilo que sente

Entre as estratégias que você deve aderir a sua vida é parar de engolir ou internalizar aquilo que você sente.

Muitas vezes, no trabalho, fazemos isso para evitar conflitos ou mesmo para não ser aquele que causa problemas. Mas, a longo prazo, o resultado pode ser o contrário.

Assim, o ideal é que, ao perceber os sinais do estresse e ansiedade, busque entender a intensidade e causa.

Depois disso, dê alguns minutos para o seu cérebro processar todas as informações que está recebendo e encontrar respostas efetivas para o problema.

Por exemplo, se você sente um pico de estresse ou ansiedade, pare o que está fazendo e respire profundamente.

Isso ajuda a acalmar a mente e o corpo, permite a identificação dos gatilhos rapidamente e, diante disso, você pode definir o que deve ser feito.

Em alguns casos, apenas parar para respirar já reduz os sintomas, em outros casos, você pode alongar o corpo, mesmo sentado em uma cadeira, para liberar a tensão.

Mesmo que seja simples, esse processo traz estabilidade e evita que você vá internalizando tudo, aumentando a proporção dos problemas.

3# Amplie a sua capacidade de resolver conflitos

Os conflitos internos, do trabalho, estão entre os principais causadores do estresse e ansiedade.

Geralmente, isso ocorre devido a prazos, carga horária ou de trabalho, competitividade e assim por diante.

Seja como for, o importante é que você desenvolva manejos para lidar com esses conflitos, evitando que se tornem ainda maiores.

Para fazer isso, é importante trabalhar com a empatia, entendendo que todos tem problemas a serem resolvidos, e a comunicação.

Muitas vezes, a forma como você passa uma informação é recebida de outra maneira, mais agressiva, gerando discussões desnecessárias.

Sendo assim, comece a trabalhar como você se comunica, reage, entende e assim por diante.

Porém, não espere que as outras pessoas fazem o mesmo que você: o mindfulness em Recife ensina que o outro não é responsabilidade sua e, por isso, é importante estar bem consigo mesmo.

4# Crie uma boa rotina pré trabalho

Para começar o dia bem, é importante que você tenha uma rotina que funcione. Isso impacta na forma como tudo vai funcionar.

Em suma, quando você começa o dia atrasado, correndo contra o tempo, tudo parece mais difícil e até cansativo.

Assim, a recomendação é definir uma rotina pré trabalho com bons hábitos. Um esquema funcional inclui:

  • Acordar ao menos uma hora antes do trabalho;
  • Tomar um café matinal reforçado;
  • Vestir-se com roupas confortáveis e ideal para as suas necessidades;
  • Organizar todos os materiais que pode precisar.

Da mesma forma, a recomendação é sempre meditar antes de começar o dia, mesmo que por poucos minutos.

Inclusive, a meditação é uma ferramenta poderosa para a produtividade, que vai mudar completamente a sua vida.

Uma dica extra é sempre definir uma rotina de relaxamento para o fim do dia.

Logo, ao terminar o expediente, fique alguns minutos respirando lentamente, preferencialmente de olhos fechados, relaxando os músculos.

Isso vai te ajudar a reduzir a tensão, dores e desconfortos bem como desligar-se do ambiente profissional.

5# Clareza, pensamentos negativos e alimentação – Estratégias para gerenciar estresse e ansiedade 

Entre as estratégias para gerenciar estresse e ansiedade no trabalho estão três fatores que funcionam como pilares para uma vida mais equilibrada, tome notas:

  • Clareza: sempre seja claro em relação ao que quer dizer, com suas expectativas/metas e com tudo que está a sua volta, isso evita a frustração;
  • Pensamentos negativos: evite os pensamentos negativos ou o excesso de autojulgamento, que atrapalha o desenvolvimento e reduz a autoestima;
  • Alimentação: alimentar-se bem permite que você tenha uma rotina de energia, evita o cansaço, melhora a produtividade e eleva a capacidade de julgamento.

Tudo isso está diretamente ao autocuidado, que preserva a sua saúde mental e física, traz mais estabilidade e facilita o processo de autocontrole.

Outras dicas

Por fim, existem algumas outras dicas práticas que podem se tornar estratégias para gerenciar estresse e ansiedade no trabalho.

Exemplo disso é a importância de entender e lidar com as emoções, que podem surgir a qualquer instante e causar diversos impactos na sua vida.

Além disso, é importante que você respeite a si, seus limites e divida a sua vida pessoal e profissional.

Muitos dos problemas e dos altos níveis de estresse e ansiedade decorrem da falta de divisão, de levar trabalho para casa ou problemas pessoais para o trabalho.

Vale a pena conhecer o impacto do home office na saúde mental, já que essa mudança de trabalho trouxe alguns desafios.

Enfim, procure ajuda profissional sempre que achar necessário, quando suas estratégias não têm um resultado efetivo ou quando tudo se torna pesado.

A recomendação do Mais Consciente é que a meditação e mindfulness em Recife é uma ferramenta poderosa para a sua vida.

Ao mesmo tempo, você pode procurar outros profissionais para ampliar o cuidado, como um terapeuta.

plugins premium WordPress
💬 Como Posso Ajudar?