O mundo corporativo tende a ser bastante atribulado e corrido. Prazos apertados, projetos importantes e metas a serem alcançadas fazem parte da rotina atribulada de algumas empresas. Em contra partida, estamos cercados de várias distrações que comprometem nossa produtividade e nosso foco.
Uma olhadinha nas redes sociais, uma mensagem no whatsapp, conversas paralelas, pensamentos aleatórios, problemas pessoais… quando nos damos conta, estamos no piloto automático. O trabalho se torna mecânico, sem foco e não estamos 100% concentrados no que estamos realizando.
Pensando em todos esses problemas que atrapalham a produtividade de seus funcionários, muitas empresas vêm adotando recursos de autoconhecimento, como o Mindfulness (atenção plena). O mindfulness utiliza técnicas de meditação que agem especificamente na atenção e no foco, driblando vários problemas de procrastinação e produtividade que atrapalham o desempenho geral da empresa.
O mindfulness vem sendo adotado por várias empresas conhecidas mundialmente como o Facebook, Google, Linkedin e várias startups no Vale do Silício. Seus funcionários se reúnem para práticas de exercícios, aliviando o estresse e melhorando a concentração e produtividade.
O Google, por exemplo, acredita tanto nos resultados do mindfulness que criou um programa destinado a essa técnica de meditação, o Search Inside Yourself, ou “busque dentro de você mesmo”, traduzido para o português. O Programa é baseado em técnicas de meditação Mindfulness, juntamente com Inteligência Emocional, Neurociência e técnicas de liderança.
Mas, o que é mindfulness?
Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro nos afetarem, tornando a nossa mente mais desperta e saudável, sendo nossa aliada. O objetivo do mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos nossos sentimentos e sensações. O mindfulness ajuda a perceber o quanto entramos no “modo zumbi” ou no conhecido “piloto automáico” e tentar sair dele. No início tende a ser desconfortável, mas depois é transformador.
O mindfulness utiliza técnicas de meditação e outros treinamentos para alcançar esse estado de atenção plena, estimulando o autoconhecimento, o controle e o equilíbrio emocional. Por meio da meditação mindfulness é possível treinar a mente para ignorar os estímulos externos, resultando em aumento de foco no trabalho, o que traz resultados efetivos na produtividade.
Dessa forma, cada vez mais, as empresas têm percebido a importância de investir na qualidade de vida dos colaboradores, a fim de alcançar resultados satisfatórios para a própria companhia, visto que a mão de obra produtiva e qualificada é a mola propulsora para o sucesso de qualquer organização.