Meditação no tratamento da ansiedade! Funciona?

Pode-se dizer que a meditação nos ensina a trabalhar a mente de forma que ela fique relaxada e tenhamos controle dos nossos pensamentos para assim, observá-los com mais clareza.

Quando aprendemos a nos concentrar com sabedoria, passamos a nos organizar melhor, observar melhor e relaxar.

Com essa elevação da mente começam a surgir alguns efeitos positivos em nosso corpo e estado espiritual.

No artigo de hoje falaremos como a meditação ajuda no tratamento da ansiedade e como você pode começar a aplicar.

Alguns destes efeitos são:

  • Melhora no tratamento e combate a depressão;
  • Noites de sono mais tranquilas (diga adeus para a insônia);
  • Diminuição do estresse;
  • Melhora na concentração e foco para realizar tarefas e exercícios do cotidiano;
  • Controle da ansiedade.

E dentre todos os benefícios e melhoras que a meditação proporciona, hoje iremos falar sobre o controle da ansiedade, como a meditação pode ajudar pessoas ansiosas a terem uma qualidade de vida melhor.

Primeiro, vamos entender o que é a ansiedade

Ansiedade é uma condição natural do ser humano, todos nós somos um pouco ansiosos, quando esperamos a resposta de uma entrevista de emprego, o resultado de um vestibular, de uma prova ou quando esperamos a chegada de alguma pessoa querida, tudo que seja fora, diferente do nosso cotidiano nos causa sintomas de ansiedade.

A ansiedade deixa de ser algo natural e passa a ser uma psicopatologia quando começa a nos afetar em níveis muito altos, algumas pessoas passam a deixar de fazer algo com medo do que possa acontecer depois, seu mundo gira em torno do futuro.

Nesse momento é hora de procurar ajuda profissional, um médico psiquiatra ou psicólogo poderão te orientar a respeito de tratamentos e até mesmo medicações em alguns casos.

O que causa a ansiedade

Não existe uma causa comprovada sobre o que gera a ansiedade, sabemos que ela pode ser causada por inúmeros fatores, dentre eles têm:

  • Genética;
  • Ambiente;
  • Rotina muito agitada;
  • Atividades diferentes do que está acostumado;
  • Espera por algo e alguém.

Como saber se sou uma pessoa ansiosa?

Assim como outras psicopatologias, o diagnóstico da ansiedade é complexo e requer muito estudo do seu quadro clinica, paciência e consultas frequentes ao psiquiatra.

Somente um profissional qualificado pode diagnosticar uma pessoa, portanto se estiver com suspeitas da doença procure ajuda.

Confira quais são os sintomas mentais e físicos característicos da ansiedade.

Sintomas psicológicos:

  • Tensão e nervosismo constantes;
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer e medo;
  • Falta de concentração;
  • Preocupação excessiva;
  • Insônia, irritabilidade e inquietação

Sintomas físicos:

  • Dor ou desconforto no peito, coração acelerado;
  • Respiração ofegante ou falta de ar;
  • Sudorese (principalmente mãos e pés);
  • Tremores (principalmente das mãos);
  • Nauseá;
  • Tensão muscular;
  • Dor de barriga ou diarreia.

Agora que já sabemos o que é a ansiedade, vamos entender e descobrir como a meditação pode nos beneficiar.

Benefícios da meditação para pessoas ansiosas

Não é segredo que o assunto em destaque atualmente no mundo é a meditação, junto com o mindfulness e seus benefícios.

Com todos estes destaques para estas duas práticas inúmeros artigos e pesquisas foram sendo realizadas por diversas instituições e universidades renomadas ao redor do mundo.

E uma das pesquisas mais famosa foi realizada por uma universidade dos Estados Unidos chamada “Universidade John Hopkins”, dentre as pesquisas realizadas por eles, observaram que a meditação e o cuidado com a saúde mental pode ser benéfica para aqueles que sofrem de ansiedade, depressão e até algumas dores físicas.

Mas ainda, a meditação não cura nenhuma dor, ela apenas ajuda a reduzir os sintomas negativos.

Já no caso das doenças causadas pela mente, como a ansiedade, a meditação pode ser muito eficaz no tratamento.

Agora você deve estar se perguntando: como a meditação ajuda no tratamento da ansiedade?

A resposta é bem simples

Uma pessoa ansiosa fica se questionando e tentando solucionar problemas futuros, pensando no que pode acontecer depois, quais problemas poderão surgir ou não e como ela irá solucioná-los.

Por outro lado, a meditação traz nossa mente para o agora, o que está acontecendo neste presente.

Na meditação não existe pensar e tentar solucionar problemas futuros, que é justamente o causador da ansiedade.

Meditação no tratamento da ansiedade! Funciona?

Pode-se dizer que a meditação nos ensina a trabalhar a mente de forma que ela fique relaxada e tenhamos controle dos nossos pensamentos para assim, observá-los com mais clareza. Quando aprendemos a nos concentrar com sabedoria, passamos a nos organizar melhor, observar melhor e relaxar. Com essa elevação da mente

Leia Mais »

Com Mindfulness, vivemos a vida no momento presente

Aqueles que aprendem as técnicas costumam dizer que sentem menos estresse… Em uma noite fria de inverno, seis mulheres e dois homens sentaram-se em silêncio em um escritório perto da Harvard Square, praticando a meditação Mindfulness. Sentados, de olhos fechados, com as palmas das mãos apoiadas no colo, os pés

Leia Mais »

A Busca pela Felicidade

Vivemos nossa vida numa busca incansável pela felicidade. Já pararam para pensar que essa busca é o combustível que move a humanidade? É ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los.

Leia Mais »

O poder da presença

Há um certo tempo, nossa sociedade está passando por processos emocionais um tanto quanto desafiadores. Com isso, muitos de nós, estamos encontrando dificuldade em estar e se manter no momento presente. Não conseguimos estar presentes em uma conversa informal com um amigo, não estamos presentes no caminho que fazemos até

Leia Mais »

Neurociência: A Meditação Muda o Cérebro

Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, foi uma das primeiras cientistas a analisar os efeitos da meditação no cérebro. O que ela encontrou a surpreendeu – que a meditação pode literalmente mudar seu cérebro. Ela explica: Q: Por que você começou a pesquisar sobre meditação

Leia Mais »

Impermanência da vida

Ver beleza na impermanência da vida é algo desafiador, porém, bastante possível e libertador. A partir do momento que aceitamos isso, saímos dessa necessidade de controle, que é a raiz dos nossos sofrimentos, doenças, medos, expectativas e angústias. Nosso momento atual está sendo uma oportunidade única para aceitarmos e reconhecermos

Leia Mais »
Shopping Basket