Mindfulness corporativo: Porque e como aplicar dentro das empresas?

Mindfulness e meditação fizeram incursões profundas no mundo corporativo. Os benefícios são comprovados, observa este artigo de opinião de Christian Greiser e Jan-Philipp Martini, do Boston Consulting Group.

Greiser é um sócio sênior, diretor administrativo e líder global da prática de operações da empresa que trabalha com líderes seniores em todo o mundo. Martini é um associado que oferece suporte a clientes em todo o mundo em transformações ágeis em toda a empresa.

Mercados voláteis, desafiando as demandas dos consumidores, e as interrupções tecnológicas resultantes da digitalização e da Indústria 4.0 estão produzindo taxas de mudança sem precedentes.

Em resposta, as empresas trabalharam para aumentar a agilidade organizacional, na esperança de promover a inovação e encurtar os ciclos de entrada no mercado. No entanto, as experiências organizacionais e o condicionamento sociológico geralmente impedem a verdadeira agilidade.

Como resultado, muitos desses esforços ficam aquém de seu objetivo de gerenciar a incerteza gerada pela mudança. Mas outro movimento – o Mindfulness – ajudará as empresas a superar esses desafios.

Mindfulness é uma ideia centenária que foi reinventada para enfrentar os desafios da nossa era digital. Em essência, mindfulness descreve um estado de estar presente no momento e deixar para trás a tendência de julgar.

Permite que se pare em meio ao influxo constante de estímulos e decida conscientemente como agir, em vez de reagir reflexivamente com padrões de comportamento arraigados. A atenção plena, portanto, é perfeitamente adequada para contrabalançar os desafios da era digital de sobrecarga de informações e constante distração.

Os benefícios da atenção plena são claros e comprovados. Os programas de conscientização ajudam os líderes e os funcionários a refletir de forma eficaz, concentrar-se nitidamente na tarefa, dominar os níveis máximos de estresse e recarregar rapidamente.

Em nível organizacional, a atenção plena reduz os dias de doença, aumenta a confiança na liderança e aumenta o engajamento dos funcionários. Além disso, a atenção ajuda a liberar todo o potencial das transformações digitais e ágeis. Novos processos e estruturas são apenas os pontos de partida para essas transformações.

Não surpreendentemente, o interesse em mindfulness está crescendo, especialmente entre os nativos digitais: na década passada, a taxa de aumento nas pesquisas do Google por mindfulness ultrapassou a de todas as buscas do Google por um fator de quatro. Além disso, anos de pesquisa científica e formas modernas de ensino aumentaram sua popularidade.

Agora, os aplicativos de mindfulness vêm pré-instalados em smartphones e tablets.

No entanto, integrar a atenção plena no contexto corporativo pode ser um desafio. Algumas empresas encontram céticos vocais; outros lutam com formas arraigadas de trabalhar.

Mesmo os líderes e funcionários que estão ansiosos para experimentar a atenção plena acham difícil começar. Para liberar o poder da atenção plena, as empresas terão que adotar uma nova abordagem corporativa.

Para apoiar seus esforços de agilidade, muitas empresas aplicaram soluções “cosméticas” da era digital, como hackatonas, reuniões ágeis (por exemplo, pequenas reuniões diárias para discutir progresso e obstáculos), novas técnicas de visualização e ferramentas de criatividade.

“Os programas de conscientização ajudam os líderes e os funcionários a refletirem de maneira eficaz, concentram-se nitidamente na tarefa, dominam os níveis máximos de estresse e recarregam rapidamente”.

No entanto, a maioria das empresas ainda não criou um ambiente que as prepare verdadeiramente para colher os frutos da agilidade. Muitas vezes, suas formas de trabalho foram moldadas por uma tradição de enfatizar a excelência funcional em detrimento da agilidade, bem como sistemas que favorecem a expertise sobre a mente aberta. Dois inibidores se destacam:

  • Resistência à mudança à medida que o ritmo da mudança aumenta, os funcionários terão que se adaptar continuamente às circunstâncias em evolução. Na maioria das organizações, no entanto, as formas de trabalho existentes deixam os funcionários despreparados para isso. Eles podem, portanto, responder com resistência reflexiva, um mecanismo de defesa para evitar o desconforto da incerteza psicológica. A política organizacional e a falta de comunicação sobre o propósito de fazer mudanças apenas fortalecem essa resistência.
  • Supervalorização de Expertise. Muitos funcionários pensam e interagem no trabalho, aplicando a expertise adquirida antes da era digital, quando a eficiência, e não a agilidade, era o objetivo principal. Tal abordagem encoraja a mente fechada.

Veja esse video, entenda melhor o que é o mindfulness:

https://www.youtube.com/watch?v=UGWZb-AddV0

Mindfulness facilita a navegação através da incerteza

A atenção plena permite que as pessoas fortaleçam radicalmente sua capacidade de se adaptar rapidamente a circunstâncias em evolução e situações ambíguas e aumentar a velocidade com que aprendem coisas novas. Cria agilidade mental e ajuda as pessoas a olhar para dentro e encontrar respostas.

Em seu recente livro, Altered Traits, Daniel Goleman, um psicólogo de Harvard, e Richard J. Davidson, neurocientista da Universidade de Wisconsin, fornecem uma visão científica dos benefícios da atenção pessoal.

Eles sintetizam três benefícios comprovados de mindfulness que, em combinação, permitem que as pessoas ajam de forma mais eficaz em ambientes imprevisíveis:

  • Permanecendo calmo e de mente aberta. Práticas de atenção plena, como a meditação respiratória, estão associadas a volumes diminuídos de substância cinzenta na amígdala, a região do cérebro que inicia uma resposta ao estresse. Isso reduz a inclinação para interpretar um ambiente incerto como uma ameaça e, assim, reagir defensivamente. Desta forma, a atenção plena melhora a agilidade mental, permitindo que as atitudes mudem de “mas sempre fizemos assim” para “vamos ver o que acontece se tentarmos uma nova abordagem”.
  • Habilidade cognitiva. A atenção plena melhora a memória de curto prazo e a capacidade de realizar tarefas cognitivas complexas. Também libera as pessoas para pensar fora da caixa, o que as ajuda a superar a complexidade. No contexto do desempenho no local de trabalho, os resultados comprovados incluem maior qualidade na tomada de decisões estratégicas e colaboração mais efetiva.
  • Foco e clareza do pensamento. Como observou o Prêmio Nobel Herbert A. Simon, “uma riqueza de informações cria uma pobreza de atenção”. Esse insight, articulado pela primeira vez em 1971, é mais preciso hoje do que nunca. Manter um foco forte neste tempo de sobrecarga de informação digital, portanto, é essencial. A prática regular de rotinas de mindfulness pode reduzir a perambulação mental e a distração. A atenção plena fortalece a consciência de ambas as atividades no momento presente e nos processos e comportamentos mentais (conhecidos como metaconsciência).

Ao fornecer esses benefícios individuais, a atenção aumenta o potencial de iniciativas de agilidade corporativa e transformações ágeis. Ele ajuda as pessoas a inspecionar e adaptar seus comportamentos em ciclos curtos, relaxar para que possam reconectar as atitudes estabelecidas e pensar com clareza em meio a fortes estímulos digitais.

Em suma, a atenção plena facilita a navegação no contexto de incerteza e ambiguidade.

O mundo corporativo tomou conhecimento

Um pioneiro líder em mindfulness corporativo é Jon Kabat-Zinn, que facilitou sua democratização ao projetar um programa chamado Mindfulness-based Stress Reduction.

O curso fornece uma introdução simples e estruturada para práticas de meditação cientificamente comprovadas. Da mesma forma, Chade-Meng Tan desenvolveu o Search Inside Yourself, um curso que combina práticas de meditação com treinamento de inteligência emocional – uma abordagem que ele foi pioneiro no Google.

Mais recentemente, as empresas no Ocidente se voltaram para a atenção plena para promover o bem-estar e a produtividade dos funcionários. O movimento começou entre startups no Vale do Silício e foi implementado por empresas de longa data em todos os EUA e Europa, bem como por órgãos governamentais.

Estes incluem a Aetna, a Beiersdorf, a Bosch, a General Mills, a Goldman Sachs, a Intel, a Royal Dutch Shell, a SAP, a Target, o Parlamento do Reino Unido e a Câmara dos Representantes dos EUA.

Muitas dessas organizações abraçam a agilidade e aspiram a cultivar uma nova forma de liderança. Entre os principais executivos que meditam e incentivam seus funcionários a seguir seu exemplo, por exemplo, estão o CEO da Salesforce, Marc Benioff, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, e o co-fundador do Google, Sergey Brin.

De fato, participar de uma aula de meditação é uma maneira popular de começar o dia de trabalho em muitas empresas do Vale do Silício, incluindo Apple, Facebook, LinkedIn e Twitter.

“A maioria das empresas ainda não criou um ambiente que as prepare verdadeiramente para colher os frutos da agilidade.”

Ao longo de muitos anos, a Bosch, uma empresa multinacional de engenharia que se concentra em componentes automotivos e bens de consumo, aumentou sua agilidade por meio de várias iniciativas. Isso inclui a criação de estruturas organizacionais flexíveis, a introdução de métodos de desenvolvimento ágil e a experimentação de novos modelos e tecnologias de negócios.

Para promover o sucesso dessas iniciativas, a empresa percebeu que precisava mudar fundamentalmente sua abordagem à liderança. De acordo com Petra Martin, responsável pelo desenvolvimento de liderança na Bosch Automotive Electronics, “Mindfulness é uma alavanca essencial para mudar de uma cultura de controle para uma cultura de confiança. A comunicação mudou fundamentalmente desde que introduzimos nosso treinamento de conscientização para mais de 1.000 líderes na organização. ”

Na empresa de software SAP, a atenção plena se tornou um ingrediente essencial da vida corporativa para funcionários e executivos.

Mais de 6.000 funcionários realizaram cursos de mindfulness de dois dias que se concentram em meditações complementadas pela prática do autocontrole e da compaixão.

Além disso, os treinadores de mindfulness interno oferecem meditações guiadas durante o horário de trabalho e um desafio de atenção plena de várias semanas, incluindo “micropráticas” de meditação, como sair de um dia de trabalho movimentado por alguns minutos para se concentrar na respiração.

“Para muitos gerentes, tornou-se o novo normal abrir reuniões com meditações curtas”, diz Peter Bostelmann, diretor da prática global de mindfulness da SAP. Os participantes do relatório do programa mindfulness aumentaram o bem-estar e a criatividade.

Além disso, a atenção plena promoveu melhorias significativas mensuráveis ​​nos índices de confiança dos funcionários e de liderança. Bostelmann viu uma mudança significativa em como os programas de mindfulness corporativos são percebidos. Alguns anos atrás, alguns líderes ridicularizaram o conceito de mindfulness no trabalho.

Recentemente, no entanto, executivos de outras empresas – incluindo a Deutsche Telekom e a Siemens – procuraram o conselho de Bostelmann sobre como adotar conceitos de mindfulness em suas empresas.

A Aetna, uma seguradora de saúde dos EUA, treinou 13.000 funcionários em práticas de mindfulness, resultando em uma redução relatada nos níveis de estresse de 28%. Melhorias anuais de produtividade, um efeito secundário, são estimadas em US $ 3.000 por empregado.

Aetna lançou as iniciativas de mindfulness gradualmente, começando com breves meditações em reuniões de equipe executiva e continuando com aulas de yoga e meditação para todos os funcionários. “Demonstramos que os programas baseados em mindfulness podem reduzir o estresse e melhorar a saúde das pessoas”, diz Mark Bertolini, presidente e CEO da Aetna.

Como as empresas podem implantar o Mindfulness

Para capturar plenamente os benefícios da atenção plena, as empresas devem personalizar seus programas de atenção plena. Embora seja valioso começar determinando o objetivo das intervenções de mindfulness, muitas organizações também alcançaram bons resultados iniciando com um pequeno programa piloto, como fornecer um curso de mindfulness para a liderança sênior.

Para algumas empresas, a atenção plena se tornará um paradigma para o design da organização e para o bem-estar dos funcionários. Em termos de adoção da atenção plena em geral, as organizações podem começar experimentando quatro tipos de intervenções: treinamento de liderança, treinamento de meditação, microprática de mindfulness e coaching de mindfulness.

Treinamento de liderança. Como o guru da administração Peter F. Drucker observou, os líderes precisam tanto de percepção treinada quanto de análise. Cursos de liderança bem elaborados atendem a essa necessidade combinando práticas práticas de mindfulness e inteligência emocional.

Até mesmo cursos de liderança em mindfulness personalizados compartilham elementos comuns. Os líderes devem aprender como integrar as práticas formais e informais de atenção plena à vida cotidiana. Práticas formais são frequentemente meditações guiadas, enquanto práticas informais incluem exercícios de escuta consciente e simplesmente prestar atenção à tarefa em mãos.

Ao instilar a autoconsciência, a autorregulação e a compaixão, os cursos de mindfulness abordam as causas psicológicas de múltiplos problemas de liderança. E como esses cursos também incentivam o desenvolvimento natural de habilidades para gerenciar o tempo, a mudança e o conflito, os programas de treinamento dedicados ao estabelecimento dessas habilidades podem se tornar obsoletos.

Na Bosch, um currículo de treinamento de liderança ágil de um ano envolve três módulos: liderar-se, liderar equipes e liderar a organização. O treinamento de autogestão concentra-se na atenção plena e envolve meditações regulares guiadas, exercícios de comunicação consciente e cursos para ajudar os líderes a evitar as armadilhas da multitarefa.

Em uma empresa multinacional de engenharia, alguns líderes expressaram abertamente ceticismo sobre o valor da atenção plena. A empresa converteu esses céticos em crentes, explicando o conceito em termos leigos, compartilhando pesquisas científicas sobre sua eficácia e inspirando líderes seniores a se tornarem agentes de mudança.

Hoje, a atenção plena é o novo normal para a empresa, e os líderes fazem uma pausa para meditar na sala silenciosa designada antes de tomar decisões importantes ou ter discussões difíceis.

“As empresas que passam por uma transformação através do Mindfulness estão vendo retornos positivos tanto em nível individual quanto em nível organizacional”.

Treinamento de Meditação. Além de treinar executivos, as organizações devem avaliar se devem oferecer oportunidades de treinamento a todos os funcionários. Muitas pessoas estão dispostas a experimentar a meditação, mas lutam para entender por onde começar. Um curso de meio dia a um dia inteiro pode introduzir práticas básicas, como meditações respiratórias ou de escaneamento corporal, para que os funcionários possam continuar sozinhos.

Para reforçar seus cursos de treinamento, algumas organizações – incluindo Google, LinkedIn e Twitter – oferecem meditações guiadas durante o horário de trabalho. O Google também estabeleceu almoços silenciosos e salas silenciosas, onde os funcionários podem reajustar sua mentalidade em meio a um dia intenso de trabalho.

Microprática de Mindfulness. A prática repetitiva de habilidades básicas é essencial para promover o domínio: pense em pianistas que tocam escalas ao longo de suas carreiras ou que jogadores de beisebol pratiquem a prática de batedores antes de cada jogo.

Da mesma forma, os funcionários que completam um programa de meditação precisam continuar praticando, através de micropráticas, para realmente dominar a atenção plena. Meditadores experientes relatam benefícios transformadores de atenção plena depois de terem dominado a integração perfeita das práticas de atenção plena na vida cotidiana.

As organizações devem investir na criação de uma cultura em que as micropráticas de meditação não sejam apenas toleradas, mas sejam ativamente disseminadas por agentes de mudança da atenção plena. Pequenos workshops também podem ajudar a integrar a atenção plena de maneira não intrusiva.

Esses workshops podem ensinar abordagens como a prática STOP de Elisha Goldstein, na qual os participantes aprendem a parar, respirar, observar (pensamentos, sentimentos e emoções) e prosseguir. Além de promover o domínio dos praticantes de mindfulness, as micropráticas podem servir como um ponto de partida fácil para os céticos, que muitas vezes experimentam benefícios surpreendentes após algumas sessões.

Coaching Mindfulness. Os princípios da atenção plena também podem ajudar as equipes a colaborar de maneira mais eficaz. Por exemplo, se os membros da equipe dominam a capacidade de ouvir uns aos outros com atenção e sem interrupção, eles promovem um pensamento mais livre e criativo.

E uma cultura de equipe que valoriza a apreciação em relação às críticas ajuda a criar transparência e abertura. Em seu livro de 2015, Mais Tempo para Pensar: O Poder do Pensamento Independente, Nancy Kline propõe que as pessoas ofereçam comentários apreciativos cinco vezes mais do que fazem observações críticas.

Facilitação por um treinador é essencial para capturar os benefícios da atenção plena no trabalho em equipe. As equipes ágeis normalmente já possuem mestres de scrum ou coaches ágeis, e esses indivíduos também podem se tornar treinadores de mindfulness. Da mesma forma, as equipes executivas poderiam se beneficiar de treinadores de mindfulness para permitir uma comunicação autêntica e um trabalho em equipe eficaz.

Libertando o poder

As empresas que passam por uma transformação através da atenção plena estão vendo retornos positivos, tanto em nível individual quanto em nível organizacional. À medida que líderes e funcionários desenvolvem a mente aberta e a clareza necessárias para navegar em ambientes imprevisíveis, a organização fica bem posicionada para liberar todo o potencial da agilidade.

Para as empresas que ainda não adotaram com sucesso a atenção plena, o imperativo é claro: siga uma abordagem bem projetada e holística para implementar essa solução secular para os desafios da era digital.

Fonte: Knowledge Wharton

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