O que é Mindfulness Self-Compassion?

O mundo hoje exige muito de cada indivíduo. Vivemos cercados de rotinas estressantes onde trabalhamos por incansáveis horas e quando chega o momento de descansar ainda percebemos que existem tarefas a serem cumpridas que nos cercam de cobranças excessivas.

E justamente essa carga negativa que carregamos diariamente, com o passar do tempo vai gerando um peso muito grande em cima de cada um.

Esse sofrimento emocional passa a desencadear muitos problemas – físicos e psicológicos. É assustador os índices que indicam a quantidade de pessoas com depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

Precisamos começar a falar em auto cuidado, praticar o amor próprio e diminuir as cobranças e auto criticas. Foi pensando justamente nisso que um novo conceito de mindfulness surgiu, o “Mindfulness Self-Compassion”.

Vamos entender mais sobre o que é essa nova pratica e porque todos estão falando tão bem sobre ela.

O que é Self Compassion

Antes de entendermos o que é esta nova prática vamos entender alguns conceitos. “Self Compassion” traduzido do inglês para o português significa “autocompaixão”.

Podemos dizer que autocompaixão é a capacidade de tratar a si com o mesmo carinho, gentileza, educação e amor que trataria outra pessoa.

Quando uma pessoa, da qual temos muito carinho se depara com momentos difíceis ou falha ao tentar realizar determinados desafios, não criticamos essa pessoa ou os recebemos com julgamentos, pelo contrario, a recebemos com gestos gentis, palavras carinhosas e entendemos que é normal errar e falhar.

Mas então, se é totalmente aceitável e natural do ser humano, porque quando nos deparamos com estes momentos difíceis não sabemos lidar com isso tão bem e partimos logo para a autocrítica?

Vale lembrar, a autocrítica citada acima é referente a maneira destrutiva que nos tratamos, geralmente ela vem acompanhada de pensamentos ruins e severos. Muito diferente disso, temos a autocrítica que fazemos para nos impulsionar, motivar a melhorar no trabalho, nos estudos, ou em outra situação que estamos desejando obter sucesso.

Mindfulness Self-Compassion

O mindfulness self-compassion ensina que devemos ser bondosos consigo próprio. Reforça a ideia de que para obtermos um bem-estar emocional é preciso reconhecer que iremos atravessar momentos difíceis na vida, assim não devemos ignorar nossas emoções ou nos julgar por uma fraqueza.

De acordo com os Professores Christopher Germer e Kristin Neff, criadores do programa de Autocompaixão (Mindfulness Self-Compassion), definem os beneficios proporcionados pelo MSC como: “o desenvolvimento de uma relação mais saudável consigo mesmo, com as demais pessoas, o desenvolvimento do auto-responsabilidade no lugar da autocrítica, o desenvolvimento da sensação de pertencimento e acolhimento afetivo no lugar da sensação de isolamento social e no desenvolvimento de um estado de atenção plena e clareza mental, no lugar da super-identificação com pensamentos negativos, intrusivos e repetitivo.”

Como praticar

Antes de qualquer coisa devemos nos lembrar do que é mindfulness.

Mindfulness nada mais é do que a atenção plena, portanto quando falamos em sofrimento e dificuldades enfrentadas no cotidiano é errado tentar ignorá-los.

Pelo contrario, o mindfulness self-compassion nos ensina a enfrentar, aceitar e entender estes sentimentos de sofrimento. Aceitar também que enquanto estamos vivos, estaremos sujeitos a erros e fracassos, mas tudo bem, se falharmos podemos tentar de novo amanha, depois, e quantas vezes for preciso.

É necessário estar presente e ter consciência de que este é apenas um momento difícil, é preciso aceitar e lidar com a realidade. Quando tivermos esta consciência estaremos realmente praticando o MSC.

No começo será difícil, colocar em pratica. A autocompaixão é como reaprender algo, leva tempo, exige paciência, disciplina e calma. Tente evitar momentos de muita emoção, pode ser que você ainda não esteja preparado para enfrentá-los da forma correta, mas se acontecer lembre-se de manter a calma e ser gentil, por exemplo:

Para aqueles que estão em um período de procura de emprego, pode ser que você não esteja encontrando nada, se isso acontecer lembre-se, existe sempre outra coisa que eu possa fazer, e se não souber fazer, posso aprender. Se encontrar uma vaga disponível e não for chamado, não se desespere, pense em algo que você possa acrescentar ao seu currículo, algo inovador para chamar a atenção do contratante.

O importante do MSC é não ser severo consigo mesmo.

Seja o seu melhor amigo, cuide de você com carinho, cuide da sua saúde mental. Aos poucos está pratica se tornar mais fácil até o ponto que você consiga encontrar sua felicidade e paz.

Caso queira, conheça o nosso curso de meditação e mindfulness uma forma de aprender a dominas as técnicas de forma fácil e evitando as frustrações.

Qual a diferença entre mindfulness e Meditação?

A meditação nos últimos anos vem se fazendo presente na vida das pessoas e ela nada mais é do que aprender e entender a mente para acalmá-la e acabar com o sofrimento humano. Existem mais de 500 tipos de meditações, elas variam de acordo com a cultura e tradições espirituais

Leia Mais »

Mindfulness corporativo: Porque e como aplicar dentro das empresas?

Mindfulness e meditação fizeram incursões profundas no mundo corporativo. Os benefícios são comprovados, observa este artigo de opinião de Christian Greiser e Jan-Philipp Martini, do Boston Consulting Group. Greiser é um sócio sênior, diretor administrativo e líder global da prática de operações da empresa que trabalha com líderes seniores em

Leia Mais »

O que significa ser grato

O dia de rompimento estava brilhando com o zumbido da natureza cuidando de seus negócios. Inspirando, senti-me acordado pela delicada mordida do ar da primavera. Expirando, senti meu hálito quente subir como uma oração matinal. Não havia nada especial acontecendo, apenas suavemente borbulhando quietude e beleza ao redor. Um momento

Leia Mais »

Como começar a praticar mindfulness?

Manter a atenção plena no dia a dia é uma tarefa bastante difícil, porque há uma série de ações que devemos concretizar e que nos deixam, em determinados momentos, preocupados e angustiados. Para fugir dessa situação, uma excelente alternativa é começar a praticar mindfulness (modalidade de meditação)Segundo com uma pesquisa

Leia Mais »

A Busca pela Felicidade

Vivemos nossa vida numa busca incansável pela felicidade. Já pararam para pensar que essa busca é o combustível que move a humanidade? É ela que nos força a estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, juntar dinheiro, gastar dinheiro, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los.

Leia Mais »
Shopping Basket