Guia Completo: O que é meditação, como praticar e quais seus benefícios?

Atualmente, o ato de meditar vem se fazendo presente na vida das pessoas, cada vez mais vemos indivíduos buscando aprender esta arte para começar a praticá-la, mas afinal, você sabe o que é meditação?

A sua origem é desconhecida, mas os registros encontrados indicam que ela surgiu séculos atrás no oriente.

Ao contrário do que muitos dizem por ai, a meditação não é uma religião. Ela possui em suas raízes tradições principalmente budistas, mas você não se torna um budista ao praticar meditação, isto é um mito!

Agora que entendemos um pouco da sua origem, vamos entender o que é a meditação.

O que é meditação

Pode-se dizer que milhares de pessoas ao redor do mundo praticam a meditação, esta prática está ganhando espaço na vida dos seres humanos. A partir dessa disseminação da meditação muitos conceitos e técnicas foram modificados conforme a região e cultura de cada lugar.

A essência do que é a meditação continua a mesma, quem a prática busca a evolução da mente para alcançar altos níveis de concentração, foco no momento presente e relaxamento.

Entretanto, a meditação vai além, ela proporciona diversos outros benefícios para o ser humano, alguns deles são:

  • Melhora na qualidade de sono;
  • Melhora no humor;
  • Ajuda no combate e prevenção da depressão;
  • Auxilia no tratamento da ansiedade;
  • Auxilia no tratamento de doenças e dores crônicas;
  • Ensina a pessoa a observar seus pensamentos com mais clareza

Como praticar a meditação

O conceito do que é meditação pode ser bastante amplo, cada povo irá defini-lo de uma maneira e com a finalidade que deseja, sendo assim a forma que você irá praticá-la também pode ser feita de diversas maneiras, não existe uma regra.

Vamos começar pelo posicionamento da pessoa, se você tiver uma boa elasticidade pode sentar-se em posição de lótus/Buddha, essa posição consiste em você sentar-se em uma superfície plana (como o chão), cruzar as pernas uma sobre a outra mantendo a sola dos pés para cima e as mãos sobre as coxas com as palmas voltadas para cima.

Posição de lutus na meditação

Posição de lutus na meditação

Se esta posição for difícil para você e lhe causar muito desconforto pode buscar outras maneiras de se sentar, pode sentar-se sobre uma almofada, sofá, cama ou até mesmo uma cadeira, o importante é estar confortável para que durante a sessão seu foco não seja desviado pelo incomodo e dor.

Quando achar a posição ideal, relaxe! Mantenha uma postura ereta da coluna, cabeça e pescoço erguidos e ombros relaxados.

Hora de começar a praticar, recomendamos que você comece a meditar com a ajuda de um profissional qualificado, aqui na Mais consciente você tem acesso aos melhores guias.

Mas, se ainda assim prefere fazer sozinho, comece se concentrando na respiração, ela é o ponto principal. Se estiver com dificuldade procure algumas técnicas próprias para isto que poderão te auxiliar.

Em seguida, uma maneira bem fácil de você conseguir meditar sozinho é utilizando mantras. Repetir frases e palavras positivas também ajudam neste processo de mentalizar boas energias e relaxar.

Procure um local adequado, um local calmo, tranquilo onde você se sinta bem, pode ser na sua casa ou em um parque, às vezes a natureza ajuda a relaxar e ficar em paz. Você também pode ligar músicas calmas, com sons de mar, chuva, pássaros cantando, o que achar melhor para te ajudar a relaxar.

O tempo de meditação varia, para quem esta começando, procure fazer sessões de 5 a 10 minutos, comece gradualmente para se acostumar e vá aumentando a duração de cada sessão conforme seu corpo acostumar e você sentir necessidade.

Não comece mudando radicalmente sua rotina. Procure encaixar esses minutos de meditação em algum momento do seu dia e lembre-se de sempre planejar.

Se deixar para escolher no dia qual horário você irá meditar, pode ser que aconteça de você esquecer ou ainda utilizar este horário para fazer outras tarefas que julga ser mais importante.

Objetivo da meditação

Quando estamos meditando toda nossa energia, mente e foco é voltado para nós mesmos, com isso podemos compreender que a meditação tem como principal objetivo garantir a elevação no nível de concentração e entendimento do nosso estado espiritual.

A meditação vai além do que uma simples atividade de relaxamento, ela possibilita a conexão da mente com o corpo e assim, permite que o indivíduo se eleve.

Ainda sobre a conexão de corpo e mente, quando trabalhamos estes dois campos juntos o individuo passa a ter um maior autoconhecimento e aumento da sua autoestima.

Benefícios da meditação

Existem inúmeras pesquisas que comprovam a eficácia e os benefícios que a meditação proporciona para cada pessoa, inclusive recentemente contamos com detalhes como a meditação pode ajudar pessoas ansiosas a terem uma qualidade de vida melhor.

Falamos muito em relaxamento e melhoras na nossa mente e estado espiritual, mas a meditação também é um ótimo aliado para a melhora do sistema respiratório e circulatório.

Agora que já conhecemos um pouco sobre o universo da meditação que tal começarmos juntos a meditar? Separe alguns minutos do seu dia para realizar esta prática, com o tempo você ira perceber uma melhora na sua qualidade de vida.

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