Se temos o sol, a lua as estrelas, temos o mar, temos toda a natureza nos oferecendo tudo tão abundantemente e absolutamente tudo eu precisamos, então porque reclamamos?.
Se reclamamos é porque não estamos percebendo esta dádiva que a existência nos oferece. A ingratidão que é a semente da reclamação, que acaba gerando e atraindo muitos desequilíbrios, infortúnios e inclusive muitas doenças para nossas vidas. Nem sempre é possível estarmos despertos e receptivos o suficiente para fazer esta relação de causa e efeito, de perceber q eu os infortúnios e as dificuldades estão relacionadas muitas vezes a ingratidão.
O orgulho é um reclamador profissional, nada está a altura dele. Nem o sol, nem a lua, nem as estrelas, não existe nada que o satisfaça, tudo é pouco. Normalmente o orgulho fala: eu mereço mais. Muitas pessoas vivem a vida focada nos sintomas e não na causa. A insônia e a ansiedade por exemplo: são sintomas e não as causas. Significa que existe uma corrente subterrânea atuando dentro de você.
Tem coisa acontecendo dentro de você, ou seja, inquietações que não te deixam dormir ou relaxar. Por exemplo: a ambição pode gerar grande inquietação. Muitas vezes a ambição não permite que a pessoa relaxe. Ela se torna ansiosa e preocupada de como conquistar mais e mais, está preocupada apenas em dar o próximo passo em subir degraus. Existe um eu idealizado. Que precisa conquistar cada vez mais para ter “segurança”. Para ter uma proteção e evitar ser humilhado ou exposto. Você tenta proteger a sua mentira. Como sustentar uma imagem que você aparentou para o mundo? É difícil, principalmente quando esta imagem é ameaçada por alguém ou por alguma circunstância.
Precisamos então, desenvolver a habilidade de lidar com as questões emocionais. Aprender a ver, sentir, ouvir e meditar a respeito daquilo que está diante de nós e dentro de nós. Quando desenvolvemos estas habilidades somos capazes de lidar com vários problemas, mesmo os mais urgentes, de maneira tranquila e serena e compassiva ao invés de reagir de forma conveniente a pressão da situação.
Desenvolver uma habilidade mental para lidar com estas questões é fundamental e normalmente não aprendemos isso em lugar algum. Lembre-se. Sempre que você sentir ingratidão e começar a reclamar, você está rebaixando a sua consciência. Você não consegue ver o que é belo. Você não consegue sentir a vida.
Comece a agradecer ao mistério ao milagre da vida e seu estado de consciência automaticamente volta a subir. Essa é a minha dica para este vídeo. Observe a ingratidão e pelo menos lembre-se de agradecer a vida.