Como começar a praticar mindfulness?

Manter a atenção plena no dia a dia é uma tarefa bastante difícil, porque há uma série de ações que devemos concretizar e que nos deixam, em determinados momentos, preocupados e angustiados. Para fugir dessa situação, uma excelente alternativa é começar a praticar mindfulness (modalidade de meditação)
Segundo com uma pesquisa recente, 17% dos europeus e 12% dos norte-americanos estão usando essa técnica para conviver melhor com as dificuldades e conquistar mais qualidade de vida.
Aproveitar os benefícios proporcionados pela meditação requer muita dedicação e foco em resultados. Pensando nisso, vamos apontar, neste post, ações para você dar os primeiros passos no mundo do mindfulness. Confira!
Reúna planejamento e paciência
Atingir a atenção plena é uma missão que requer organização e calma. Em outras palavras, é fundamental você treinar a sua mente aos poucos para o hábito de meditar ser inserido na sua rotina com mais facilidade.
Há exercícios com duração de 1 a 5 minutos e que podem ser feitos por aqueles que desejam começar a praticar mindfulness, sem fazer um grande esforço. À medida que for elevando o seu nível de concentração, você pode priorizar as atividades de meditação para ter uma mente mais forte.
De acordo com estudos, 47% dos nossos pensamentos não são devidamente orientados, ou seja, fogem do nosso controle. Ao planejar e fazer exercícios voltados para a atenção plena, é possível haver um controle mais efetivo da nossa mente.
Entenda a importância da respiração
Se você está interessado em aproveitar as vantagens do mindfulness, um bom caminho é reconhecer o papel da respiração na sua vida. Para dar os primeiros passos no universo da meditação, vale a pena fazer alguns exercícios bem simples.
Um deles é ficar em uma posição confortável (sentado ou em pé). Ao perceber o corpo estabilizado, feche os olhos, respire profundamente e observe como é o contato do seu corpo com o chão e/ou a cadeira.
Também fique atento a eventuais incômodos. Durante o exercício, observe o movimento do tórax e do abdome ao inspirar e expirar. Seguir o fluxo natural da respiração é bom para você ficar mais à vontade.
Se aparecer alguma distração (imagem, lembrança do passado etc.), procure retomar a concentração o mais rápido possível. É uma maneira de treinar a sua mente atingir a atenção plena por mais tempo.
Ao encerrar a atividade, faça uma análise de como está sentido o seu corpo no momento e, aos poucos, vá abrindo os olhos. É um exercício simples que pode durante 1 a 3 minutos. O importante é colocar esse hábito no seu cotidiano, mesmo que seja de maneira lenta.
Para se ter uma ideia de como o mindfulness tem obtido bons resultados, empresas multinacionais têm apostado nessa técnica para melhorar a produtividade dos funcionários.
Busque apoio qualificado
Por estar em expansão no Brasil e em diversas partes do mundo, o mindfulness está chamando cada vez mais a atenção dos que procuram alternativas para ter mais qualidade de vida e menos estresse.
Esse fator tem contribuído para a difusão de cursos que orientam os alunos a adotar essa técnica de maneira prática e inteligente. Há treinamentos presenciais com duração de 8 semanas e exercícios que podem ser feitos para manter a atenção plena de maneira mais simples.
Caso esteja querendo começar a praticar mindfulness de forma adequada, vale a pena obter mais informações sobre o projeto Mais Consciente, idealizado pelo instrutor Felipe Lapa, que também promove capacitações presenciais e online sobre essa técnica.
Se você gostou deste post ou tem dúvidas sobre como meditar, deixe o seu comentário. Estamos à disposição para ajudá-lo a melhorar a cada dia!

Como começar a praticar mindfulness?

Manter a atenção plena no dia a dia é uma tarefa bastante difícil, porque há uma série de ações que devemos concretizar e que nos deixam, em determinados momentos, preocupados e angustiados. Para fugir dessa situação, uma excelente alternativa é começar a praticar mindfulness (modalidade de meditação)Segundo com uma pesquisa

Leia Mais »

Autorresponsabilidade – assumindo as rédeas da sua vida.

Uma palavra que vem sendo bastante ouvida e usada nos últimos tempos…Temos o costume de colocar nas mãos do outro a responsabilidade das nossas alegrias e dos nossos sofrimentos. Você já parou para pensar nisso?Desde cedo, por medo das consequências, criamos o péssimo hábito de transferir a culpa para os

Leia Mais »

Qual a diferença entre mindfulness e Meditação?

A meditação nos últimos anos vem se fazendo presente na vida das pessoas e ela nada mais é do que aprender e entender a mente para acalmá-la e acabar com o sofrimento humano. Existem mais de 500 tipos de meditações, elas variam de acordo com a cultura e tradições espirituais

Leia Mais »
Shopping Basket