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Benefícios do contato com a natureza para o bem-estar físico, emocional e mental

Você já pensou no papel da natureza no bem-estar dos seres humanos? Seja no aspecto físico, seja na saúde mental, trata-se de um assunto incrível e rico.

Em suma, essa relação é muito mais profunda e importante do que você pode imaginar, mas acaba passando despercebida ao longo da vida, até que alguns problemas começam a aparecer.

Pensando nisso, aqui vamos falar um pouco mais sobre isso e mostrar todos os benefícios que você pode conquistar!

A mudança na vida humana: o quanto você conhece da história?

papel da natureza no bem-estar

A princípio, você deve avaliar o quanto a vida humana mudou desde os seus primórdios, já que é comum que o homem se aproprie da natureza, mas não a entenda profundamente.

Dessa maneira, no início dos tempos, o ser humano tinha uma compreensão de dependência.

Ao mesmo tempo, como o instinto animal era mais forte, os seres humanos usavam a natureza a partir de necessidades específicas.

Com o desenvolvimento do ser, ocorreu uma inversão dessa ideia, onde a natureza passou a ser considerada como uma fonte inesgotável de coisas.

O mais importante aqui é ter em mente que o crescimento dos polos urbanos retirou os seres humanos da natureza.

Logo, é comum que grande parte de nós passamos a maior parte da vida nas cidades, sem nem conhecer um espaço realmente natural.

Da mesma forma, não conhecemos essa história, apenas aquilo que é apresentado nas escolas, através do estudo do desenvolvimento humano.

Portanto, essa conexão entre humanos e natureza é genético, tem raiz na evolução e procurada mesmo de forma inconsciente.

Como quando você quer uma visa para a praia, área verde, ou livre de prédios.

O papel da natureza no bem-estar físico, emocional e mental

Devido à falta de conhecimento do papel da natureza na vida humana, acabamos não entendendo a importância de se conectar com as coisas, além da vida urbana.

Assim, compreendemos que precisar do ar para viver, que os alimentos vêm da natureza (mesmo que seja a matéria-prima), e assim por diante.

Mas não é só isso, também existe o relógio biológico.

Esse relógio é algo interno, presente no organismo, e que se refere aos comportamentos fisiológicos. Presente nos animais e vegetais.

Basicamente, temos um relógio que organiza os ciclos das atividades.

Por exemplo, o relógio natural faz com que você comece a sentir sono quando o céu começa a escurecer e se sinta desperto quando a luz do sol surge.

Vale destacar que isso é resultado de reações metabólicas do corpo e que, diante de problemas, podem ocorrer alterações.

Assim, não é incomum que você conheça alguém que acaba invertendo o relógio biológico em função do trabalho.

Agora, conheça as vantagens de passar algum tempo em meio a natureza:

Saúde física

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em parceria com o Brigham and Women’s Hospital apontou que o contato com a natureza é essencial para a saúde física.

Em suma, os dados mostraram que pessoas que moram em áreas verdes tem uma taxa de mortalidade 12% menor que nos centros urbanos.

Mesmo que a área verde seja pequena.

Ao mesmo tempo, reduz em 41% o risco de doenças renais, em 34% para doenças respiratórias e mais de 10% para os casos de câncer.

E não é só isso, como aumenta a disposição, pessoas que moram próximas de áreas verdades costumam praticar mais atividades físicas.

Com isso, reduz o risco de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e muitas outras.

Não à toa, existe uma prática no Japão chamada de Shinrin-yoku.

Traduzido como “banho de floresta”, a prática consiste em passar algumas horas por mês em uma floresta ou grande área verde.

As pesquisas em cima desse banho apontaram uma melhora na saúde do sistema nervoso, coração e no funcionamento intestinal.

Assim, começar a praticar Meditação no Recife ou onde estiver pode trazer benefícios incríveis para a sua vida.

Saúde mental: o papel da natureza no bem-estar

A saúde mental é um dos temas mais falados nos últimos anos, já que se tornou uma preocupação.

Inclusive, uma saúde mental debilitada pode prejudicar a saúde física, elevando o problema do indivíduo.

Dessa forma, um estudo publicado no Health & Place mostra que viver próximo de áreas verdes melhoram a saúde mental em até 30%.

E você nem precisa ficar dentro de uma floresta ou fazer uma grande viagem.

As pesquisas mostram que os benefícios podem ser alcançados morando perto de rios, mar, parques e muito mais.

Basicamente, o que acontece é que a natureza é capaz de:

  • Reduzir os picos de estresse;
  • Melhorar o fluxo sanguíneo;
  • Reduzir os níveis de cortisol e a pulsação/pressão arterial;
  • Facilitar o processo de cura;
  • Reduzir dores e desconfortos;
  • Melhorar o controle diante de situações problemas;
  • Melhora o humor;
  • Deixa você mais alegre, satisfeito e positivo;
  • Melhora a memória e concentração e muito mais!

Sendo assim, são diversos benefícios para a sua saúde mental para evitar e combater a ansiedade, depressão e muitos outros transtornos.

Como o Burnout, que tem apresentado números gigantes nos últimos anos.

Saúde emocional

O terceiro ponto do papel da natureza no bem-estar dos seres humanos e, para isso, um dado publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine trouxe mais perspectivas sobre o tema.

Em suma, a pesquisa mostrou um bem-estar profundo, reduzindo a fadiga, ansiedade e estresse, trazendo uma sensação de satisfação, alegria e prazer.

Além disso, os dados mostram que a natureza é essencial para a recuperação pós-cirúrgica.

Justamente por isso, diversos quartos de hospitais já possuem alguma planta ornamental no espaço.

A neurociência mostra que a natureza melhora a percepção, controle e reconhecimento das emoções e funciona como um extra nos tratamentos.

Pensando no papel da natureza no bem-estar físico, mental e emocional, faz sentido começar a mudar a sua vida, não é?

Então, vale a pena conferir o Retiro e Imersão Mindfulness em Recife para colocar a sua saúde completa em primeiro lugar.

Quer saber mais e ficar por dentro de todas as novidades, impactos e pesquisas sobre meditação, mildfulness e muito mais?

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