Ao praticar o silêncio, você consegue por os pensamentos de lado e desta forma você consegue abrir a porta para seu interior, consegue mover-se para dentro de si e encontrar sua própria inspiração.
Apenas concentre-se em praticar a mindfulness. Esqueça por um momento seus problemas e concentre-se em ficar um momento em silêncio. Quando mais fundo você for, mas a verdade surgira e o que não é verdade, cairá.
Se você conseguir escutar estas palavras, tudo pode ganhar um novo sentido. A Maioria de nós pode ouvir, mas poucos consegue escutar de verdade. Ouvir é um fenômeno físico que pode ser compensado inclusive por equipamentos eletrônicos quando você esta perdendo um pouco desta capacidade. Ouvir é relativamente simples e quem tem ouvidos tem a capacidade de ouvir, mas escutar é completamente diferente. Você pode ouvir uma pessoa falando, mas será que você está realmente escutando ela?
Escutar significa que quando você está ouvindo você está apenas ouvindo e nada mais. Não há outros pensamentos ou julgamentos em sua mente. O que quer que esteja sendo ouvido pode alcançar diretamente sua mente. Não sofre interferência por sua interpretação ou preconceitos. Não é distorcido pelo que acontece dentro de você enquanto alguém fala algo. Perceba que é diferente ouvir a mesma coisa quando você está com muita raiva de que quando você está calmo. Dependendo de seu estado interior, você está ouvindo tudo de forma distorcida ao invés de estar apenas escutando diretamente o que está acontecendo.
Perceba que normalmente enquanto ouve algo, sua cabeça está preenchida por outros pensamentos. Não são apenas pensamentos, mas um estilo mental. Sempre estamos tentando buscar uma resposta a situação. Muitas vezes antes de alguém terminar uma frase, na sua mente, você já tem uma resposta para dar a pessoa, mesmo que ela ainda não tenha se expressado totalmente. Focamos nossa atenção em termos a resposta ao invés de escutar e realmente viver a experiência.
Semelhantemente você pode aprender algo sem expectativa, apenas focado na experiência, sem projetar na experiência qualquer esperança ou receio. Assim você amplia sua capacidade de aprender e depois pode escolher como deseja usar esta capacidade que adquiriu. Você pode usar uma bicicleta para ir ao trabalho, para passear com os amigos ou até tornar-se um atleta. Mas a capacidade básica de se manter na sela é igual para todos. Então mesmo que alguém nos ensine a andar de bicicleta, nós decidimos o que andar de bicicleta significa para nós, como usar e o que serve melhor para nosso estilo de vida.
A ciência já comprovou que o que fazemos com a mente, interfere diretamente em nosso corpo. Atualmente muitos neurocientistas se dedicam ao estudo da conexão mente e corpo, para conhecer suas correlação e efeitos mais profundos. Já sabemos que a prática de mindfulness, mesmo em quem nunca teve experiências anterior com meditação, provoca mudanças biológicas em todo nosso corpo físico. Um programa de 8 semanas também pode provocar mudanças bastante significativa nos padrões de ativação e na estrutura física do cérebro.
É muito importante ressaltar que da mesma forma que você não pode matar sua fome apenas lendo uma receita ou um cardápio em um restaurante, semelhante a isto, você não poder ter qualquer dos benefícios sem praticar. Para matar a fome é preciso comer, para experenciar os benefícios é preciso praticar. Da mesma forma que uma atividade física pode fortalecer nosso corpo e trazer mudanças físicas para o mesmo, a prática de mindfulness pode mudar seus hábitos, pensamentos, seu cérebro e até mesmo os cromossomo e as células em seu corpo.