A felicidade não é uma coisa

Buscar a felicidade fora de nós mesmos é como tentar agarrar uma nuvem. A felicidade não é uma coisa: é um estado mental. A verdadeira felicidade nunca será encontrada fora do Eu. Precisa ser vivida e não pode ser comprada em caixinhas. A inquietação mental resulta de uma percepção voltada para fora.

Muitos hábitos inconscientes envolvem nossa mente e eliminam toda paz interior que por ventura tenhamos desfrutado.  Muitos ainda vivem pelo condicionamento do materialismo e se envolvem de tal forma a fazer dinheiro que não conseguem relaxar e gozar seu conforto, mesmo depois de adquiri-lo. A vida moderna esta levando muitos a insatisfações. Basta olhar à sua volta. Pergunte-se: Essas pessoas estão felizes ou querem demostrar que estão felizes? Note o medo em seus pensamentos, o vazio em seus olhos, as expressões tristes em suas faces ou o cansaço em suas vidas. É comum ver pessoas dependendo de circunstancias exteriores para o seu sustento físico, mental e espiritual. Sem nunca olhar para dentro ou para verdadeiramente se conhecer, o homem aos poucos esgota sua reserva de energia. Não há nada de errado em ter riqueza e ser próspero, o desequilíbrio está em deixar de viver a vida em função disto. É claro que é melhor ter dinheiro do que não ter. Lembre-se que é a pobreza espiritual e não a material que está no centro do sofrimento humano. É disto que estamos falando.

Convém distinguir entre o necessário e o supérfluo. As coisas necessárias são poucas, ao passo que as supérfluas não têm fim. Quanto mais depender das coisas exteriores para a sua felicidade, menos felicidade duradoura experimentará.

A felicidade pode ser assegurada pelo exercício do autocontrole, pelo cultivo de hábitos simples e pensamentos elevados. Tente ganhar mais a fim de ajudar os semelhantes a ajudar-se a si mesmos. Uma das leis tácitas da vida é que quem ajudar os outros a obter abundancia e felicidade será sempre ajudado, e obterá mais e mais prosperidade. Essa é uma lei da felicidade que não pode ser infringida.

Muitos estão vivendo mecanicamente. Apesar de ter um corpo respirando passarão pela vida sem nunca ter verdadeiramente vivido. Se você teimar em ser triste ou permanecer apegado as dificuldades e ao sofrimento, ninguém no mundo o fará feliz. Mas se preparar a mente para ser feliz, nada, nem ninguém no mundo lhe roubará essa felicidade.

Se você direcionar sua intensão para encontrar a alegria dentro de si mesmo, cedo ou tarde a encontrará. Busque-a todos os dias, praticando a meditação, e sem dúvida achará a felicidade duradoura. Mergulhe dentro de si mesmo, pois ali está a maior das alegrias.

A felicidade cresce graças aquilo que a alimenta. Aprenda a ser feliz sendo feliz o tempo todo. Alguém uma vez disse: “se eu tiver dinheiro, serei feliz”. Depois de ter dinheiro, afirmou: “serei feliz se puder me livrar da minha indigestão aguda”. A doença foi curada, mas ele pensou: “se me casar, serei feliz”. O primeiro casamento só lhe trouxe problemas; o segundo foi pior ainda e ele acho que seria mais feliz quando se divorciasse. Hoje com 70 anos de idade imagina: “só serei feliz se voltar a ser jovem”. E assim as pessoas vão tentando atingir a meta da felicidade, sem jamais a ter conseguido.

Condicione a sua mente a ser feliz na riqueza e na pobreza, na saúde ou na doença, no bom ou no mau casamento, na juventude ou na velhice. Não espere mudanças em si próprio, em sua família ou em seu ambiente para ser feliz no intimo. Disponha-se a sê-lo agora mesmo, quem quer que você seja ou onde quer que você se encontre.

Curso de meditação mostra como enfrentar estresse durante pandemia

Curso de meditação mostra como enfrentar estresse durante pandemiaA pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) está provocando mudanças impactantes no mercado de trabalho, como a adesão do home office por muitas empresas. Porém, o aumento do trabalho remoto está deixando 62% dos profissionais mais ansiosos e estressados, de acordo com pesquisas

Leia Mais »

Mindfulness corporativo: Porque e como aplicar dentro das empresas?

Mindfulness e meditação fizeram incursões profundas no mundo corporativo. Os benefícios são comprovados, observa este artigo de opinião de Christian Greiser e Jan-Philipp Martini, do Boston Consulting Group. Greiser é um sócio sênior, diretor administrativo e líder global da prática de operações da empresa que trabalha com líderes seniores em

Leia Mais »

Mindfulness e os desafios do trabalho remoto

O novo Coronavírus (Covid-19) está provocando mudanças significativas no mercado de trabalho. Uma delas é o aumento da adesão ao trabalho remoto por diversas empresas e órgãos públicos para evitar a disseminação da doença.Mas de que maneira é possível manter a produtividade alta trabalhando em casa? Uma boa resposta é

Leia Mais »

Por que escondemos nossas emoções?

Não estamos habituados a dar ouvidos a nossas emoções, muito menos nos permitimos dar vasão e lidar com elas, mas todo esse movimento tende a atrapalhar o nosso crescimento emocional. É bem verdade que não temos o poder de controlar tudo que acontece conosco e em nossa volta. Mas podemos

Leia Mais »

Google e o seu programa de Mindfulness: Search Inside Yourself

Os programas de mindfulness (atenção plena) tem se tornado cada vez mais comum dentro das empresas ao redor do mundo. Gigantes do mercado já apostam nas técnicas para melhorar a produtividade, criatividade e atenção de colaboradores, gestores e lideres. Hoje daremos o exemplo da gigante do mundo da tecnologia a

Leia Mais »
Shopping Basket