Crie o Hábito de Meditar e Transforme sua Vida!

Mindfulness nos Estudos – Conheça os benefícios de aderir a prática

O mindfulness nos estudos vem como uma solução para um dos principais problemas do século: a limitação da atenção.

Com uma rotina atribulada, repleta de informações que chegam a cada segundo e que dispersam alunos, nem sempre é fácil manter uma rotina que funcione e, muitas vezes, o tempo parece perdido.

Justamente por isso, muitos estudantes relatam não conseguir estudar com qualidade, reter as informações ou mesmo se ater apenas a isso durante algum tempo.

Então, aqui separamos os benefícios de aderir à prática para melhorar o foco, qualidade no ensino e evitar a perda de tempos em frente a um caderno, apostila ou tela. Confira!

Mindfulness nos estudos – Como funciona?

mindfulness nos estudos

A princípio, vale destacar que a meditação não é uma prática técnica, voltada para trazer apenas tranquilidade.

Pelo contrário, um dos principais objetivos do mindfulness é trazer a atenção plena, o foco à tona. Algo perdido ao longo dos anos.

Em suma, se observar a sua rotina, é possível perceber que, durante várias horas, você vive apenas no piloto automático.

Como quando está dirigindo e se dá conta que já chegou no local e estacionou ou mesmo quando está assistindo tv e percebe que há vários minutos não está ouvindo nada.

Na prática, esse categoria de situação vem tornando-se cada vez mais comum, gerando uma série de problemas.

Afinal, você acaba sempre preso, sem conseguir desenvolver-se de forma adequada e com dificuldade para atingir metas e novos objetivos.

Da mesma maneira, podemos levantar a questão do rendimento estudantil, que vem sendo reduzido nos últimos anos.

Esse tipo de problema afeta todos, desde os alunos mais novos até os que estão prestando vestibular, concurso e dentro das salas da faculdade.

Como resultado, já é esperada uma baixa na qualidade final do ensino, o que pode fazer com que o impacto seja duradouro.

Em outras palavras, a aprendizagem prejudicada dificulta o processo de passar por provas, conseguir bolsas ou mesmo para atuar na carreira.

O Fundo Nacional de Investigação mostra que isso pode aprofundar mais as dificuldades de alcançar a liberdade financeira, sucesso e independência.

Dessa forma, o mindfulness vem para driblar todos esses problemas, trazendo a atenção e melhorando a capacidade de se concentrar em cada atividade.

Benefícios do Mindfulness para alavancar os estudos

A Folha Dirigida também publicou algo interessante sobre o mindfulness, seguindo uma fala da psicóloga Juliana Gebrim.

Basicamente, ativar a capacidade de se concentrar melhora o foco aos estímulos centrais e atua em diversas áreas do cérebro, melhorando a elasticidade.

Dessa maneira, os alunos podem garantir benefícios como:

1# Reduz o estresse e ansiedade

Um dos principais desafios dos alunos é conseguir estudar e lidar, ao mesmo tempo, com a ansiedade e estresse dessa atividade.

Inclusive, muitos relatam que os altos níveis de estresse/ansiedade dificultam a concentração.

Como o mindfulness trabalha no foco, reduz os níveis de cortisol e estabiliza esses problemas de forma mais eficaz.

Em outras palavras, você sentirá mais calmaria e evita que o pensamento se desvie constantemente para outras preocupações.

Então, é maior foco para os estudos e mantém a sua mente onde deveria estar.

2# Mindfulness nos estudos para aprender mais

O ato de meditar favorece os estudos de maneiras diferentes, mas principalmente porque melhora a sua capacidade de reter informações.

Isso acontece porque o mindfulness torna a sua atenção focada e, como resultado, melhora a absorção de informações.

Com isso, a sua memória se torna mais efetiva, permitindo que você aprenda mais e com mais qualidade.

Inclusive, você conseguirá captar as respostas mais rapidamente, evitando que fique horas em frente a um mesmo parágrafo ou questão.

Ao começar a dominar a prática, você vai perceber uma melhora nos estudos, mantendo o tempo comum ou mesmo reduzindo as horas diárias.

3# Torna a disciplina natural

A disciplina é um dos pontos mais levantados pelos alunos, principalmente aqueles que trabalham e precisam gerenciar o estudo para vestibular e concurso com o arrumar da casa, fazer comida e mais.

O resultado é que você mantém a disciplina de estudar por alguns dias, se cansa e depois para.

Entretanto, para conseguir atingir seu objetivo final, é essencial continuar com uma rotina inteligente.

Neste cenário, a meditação atua no seu foco e força de vontade, para superar as dificuldades diárias e lidar melhor com limitações.

O resultado é um ciclo funcional, quanto mais pratica o mindfulness, melhor é a disciplina e melhor o rendimento a cada minuto de estudo.

4# Autoconhecimento e melhora de vida entre os benefícios do mindfulness nos estudos

Ao pensar em vantagens de meditar, é essencial falar em outros aspectos, que afetam diretamente a sua disciplina e capacidade de estudar e reter dados.

Em termos simples, a prática começa melhorando a sua rotina e equilibrando a produção interna de hormônios.

Da mesma maneira, isso provoca calmaria e melhora qualidade do sono, alimentação, rotina geral e capacidade de conhecer a si mesmo.

Com o autoconhecimento, você reconhece melhor seus limites e sabe exatamente o que fazer e qual o melhor momento.

Uma pesquisa de Harvard mostrou que praticar a meditação por, ao menos, trinta minutos por dia, muda a sua relação consigo, ambiente e com o manejo melhorado do estresse.

Justamente por isso, sente que consegue se dedicar mais as atividades diárias, evita conflitos desnecessários e responde de maneira adequada a todos os tipos de estímulos.

Além de reduzir dores físicas e sofrimentos mentais.

Como começar a usar o mindfulness nos estudos

Para começar a praticar a meditação dentro da sua rotina, é interessante seguir três principais pilares de ação:

Ou seja, o ideal é começar lentamente, como dez minutos, e aumentar gradualmente, se adaptando a esse novo estilo de vida e aproveitar todas as vantagens que virão com o mindfulness.

Se você ainda ficou na dúvida, não deixe de entrar em contato e acompanhe o blog Mais Consciente e redes sociais para saber tudo sobre prática, dicas e muito mais.